Vantagens e desvantagens da análise de DNA

Escrito por dennis hartman | Traduzido por jean pierre barakat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da análise de DNA
As fitas de DNA podem revelar informações genéticas importantes sobre um indivíduo (DNA image by chrisharvey from Fotolia.com)

O teste de DNA é o processo de análise do material genético de um indivíduo para determinar a identidade, a propensão à doença e outras informações importantes. À medida que a análise de DNA se torna uma ferramenta mais comum da medicina e da justiça criminal, ainda há desvantagens significativas acompanhando seus muitos benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Uma das maiores vantagens do teste de DNA é a sua utilização na identificação de suspeitos em uma investigação criminal. Como cada indivíduo tem um DNA único, a margem de erro é muito pequena, tornando uma forma melhor de identificação que as impressões digitais. As evidências de DNA de sangue, pele ou cabelo podem ser combinadas ao DNA de um suspeito para obter informações sobre onde ele esteve e com quem ele pode ter entrado em contato.

A análise de DNA é especialmente importante em casos de estupro, onde os médicos muitas vezes podem examinar uma vítima e encontrar rastros de DNA do estuprador, que podem ser comparados com os suspeitos para determinar o culpado.

Detecção de doenças

Outra vantagem importante da análise de DNA é a capacidade de detectar certas doenças genéticas ou fatores de risco. Os futuros pais podem ser testados para determinar se são portadores de genes que são responsáveis ​​por determinadas condições que podem estar presentes em outros membros de suas famílias. Isso pode ter um efeito sobre a decisão deles terem ou não filhos.

As mulheres envolvidas em determinados tratamentos de fertilidade podem também obter informações sobre um embrião antes que seja implantado. Isso pode eliminar ou confirmar a presença de alguns transtornos genéticos, aumentando a probabilidade de uma gravidez segura e uma criança saudável.

Preocupações com a privacidade

Uma desvantagem fundamental da análise de DNA é a possibilidade de invasão da privacidade individual. Como o DNA de uma pessoa revela muito sobre o seu estado físico, são informações sensíveis que devem ser cuidadosamente guardadas. Preocupações com empregadores que têm acesso às informações genéticas dos funcionários e as usam para tomar decisões de contratação ou determinar a elegibilidade de atenção de saúde são comuns. Informações sobre a origem étnica e parentesco de um indivíduo pode se tornar motivo de discriminação.

Eugenia

Por fim, há preocupações de que o uso generalizado de teste de DNA poderia levar à prática da eugenia, em que os médicos e as pessoas poderiam manipular o conjunto de genes, permitindo apenas a transmissão de características genéticas desejáveis para uma geração de crianças. Esse tipo de ação pode ser visto como interferência com a natureza e pode ir de encontro a algumas crenças religiosas. As questões éticas relativas à modificação genética são, muitas vezes, na primeira linha do debate sobre quando e como o teste de DNA deve ser aplicado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível