×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da autoavaliação

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma autoavaliação tem por objetivo ajudar a pessoa a identificar suas próprias áreas de pontos fortes e fracos para criar um plano de ação a fim de implementar uma mudança. Pode abordar habilidades específicas, como comunicação e liderança, além das habilidades sociais e de ouvir. Uma autoavaliação de natureza subjetiva pode pôr em questão a sua acurácia. Use uma autoavaliação como ponto de partida para o crescimento pessoal e profissional.

A autoavaliação é um instrumento subjetivo para implementar a melhora (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Vantagem -- crescimento pessoal

O crescimento pessoal pode surgir da introspecção necessária para realizar uma autoavaliação. A reflexão sobre diferentes áreas de sua vida, como relacionamentos, espiritualidade e habilidades de comunicação, identifica qualidades positivas e negativas a serem incentivadas ou reduzidas. Segundo o site Australia's Self and Peer Assessment da Universidade de Sidney, na Austrália, a autoavaliação para o crescimento pessoal é mais eficaz quando usada sob supervisão de um instrutor ou professor de "coaching" de vida para ajudar a orientar o processo de implementação da mudança.

Loading...

Vantagem -- Exposição

A exposição das áreas de pontos fortes e fracos é o primeiro passo em seu desenvolvimento. Muitas pessoas não reservam algum tempo para identificar as áreas de sua vida que precisam melhorar. Uma autoavaliação lhe ajudará a descobrir as diferentes características, padrões e reações que afetam seus relacionamentos, vida profissional e experiências sociais. A avaliação expõe problemas e pontos positivos que não estão evidentes na consciência diária. Uma autoavaliação eficaz lhe permite explorar áreas específicas de sua vida, como suas necessidades, desejos e expectativas.

Vatangem -- Autoconscientização

A autoavaliação lhe ajuda a se tornar mais autoconsciente, permitindo-lhe ver de forma mais objetiva seu comportamento, escolhas e ações para torná-los mais produtivos e benéficos. A autoconscientização também melhora sua interação pessoal com outras pessoas porque você leva em consideração a maneira que os outros o percebem e como você percebe a si mesmo.

Desvantagem -- Subjetividade

Uma autoavaliação é limitada devido à sua própria natureza subjetiva. Você fica com a responsabilidade de classificar e avaliar diferentes áreas de sua vida. Seus filtros de comunicação, experiências de vida e autopercepção vão alterar a precisão da avaliação. Uma autoavaliação pode ser mais útil como uma revelação de suas percepções pessoais do que um olhar acurado em sua vida.

Desvantagem -- Nenhuma responsabilidade

Após completar a avaliação você pode ter limitada motivação para a mudança. Uma autoavaliação começa e termina com você, deixando o desafio em suas mãos para modificar áreas de fraqueza. Se outra pessoa for incluída no processo de avaliação, pode ser criada a responsabilidade que o ajudará a mudar e a permanecer comprometido com sua palavra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...