Carreira e dinheiro

Vantagens e desvantagens da avaliação em 360 ​​graus

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por erica priscila de souza
Vantagens e desvantagens da avaliação em 360 ​​graus

O feedback em 360 ​​graus é uma moderna ferramenta de avaliação que proporciona uma visão de desempenho do empregado

glasses, cup and diagram image by Victor M. from Fotolia.com

As empresas têm tentado melhorar as avaliações de desempenho do empregado no século XXI através da expansão de feedback que incluem pares, subordinados e clientes internos e externos, juntamente com avaliações convencionais de supervisores. Esse mecanismo de feedback recebe o nome a partir do feedback da competência baseada em desempenho. Como qualquer ferramenta de avaliação, o feedback em 360 ​​graus tem vantagens e desvantagens comuns.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem 1: Organização

De acordo com a Star Feedback 360, "o feedback em 360 graus tem maior impacto quando usado para avaliar e melhorar o desempenho de todas as organizações." As empresas podem usar os dados coletados em programas de feedback para monitorar padrões consistentes ou áreas de fraqueza dos funcionários dentro da organização. De acordo com o site, as organizações desenvolvem programas de formação mais eficazes destinadas a recolher áreas comuns de fraqueza dos funcionários de toda a organização, ou em departamentos específicos.

Vantagem 2: Crescimento individual

Do ponto de vista individual, um mecanismo de feedback ajuda os funcionários a ver se há uma coerência na forma como seu desempenho é visto por outros colegas. "As pessoas recebem informações específicas que lhes permite compreender como os outros percebem", observa o Star 360 Feedback.  Alguns funcionários ficam incomodados quando se sentem injustamente criticados por gestores que podem, muitas vezes, ter pouca interação direta com eles. Ouvindo o feedback diretamente de colegas e clientes de uma maneira segura e anônima, pode ajudar o empregado a comprar a realidade da informação.

Desvantagem 1: Feedback desonesto

Em seu artigo "360 Degree Feedback" no site Amazing Results, o psicólogo Roland Nagel aponta que uma observação comum de desvantagens de feedback em 360 ​​graus, é que os funcionários podem não se sentirem confortáveis em oferecer feedback honesto de supervisores. Este mesmo dilema poderia existir nas avaliações de empregado para empregado. Sem um sistema anônimo, a reação de supervisores ou retaliação dos colegas poderia limitar a vontade dos trabalhadores para compartilhar sentimentos verdadeiros no processo de feedback.

Desvantagem 2: Interpretação consistente

Outro grande desafio no processo de feedback em 360 ​​graus citado por Nagel é a realidade de "já que cada avaliador vê um comportamento diferente, como podemos saber a base sobre a quais classificações são observadas?" A observação de Nagel é que os funcionários interagem de diferentes formas com a pessoa que está sendo avaliada. Subordinados observam comportamentos diferentes em um supervisor do que o supervisor em colegas do mesmo nível e gestores. Além disso, os clientes têm uma perspectiva diferente sobre os comportamentos de um empregado. Embora você possa obter visão sobre a percepção do empregado, uma interpretação coerente de comportamentos positivos ou negativos é um desafio.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media