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Vantagens e desvantagens do azeite de oliva

Atualizado em 21 novembro, 2016

O azeite de oliva é um suco natural feito a partir de azeitonas espremidas e tem uma longa história. O azeite proporciona muitos benefícios à saúde, mas, se usado em demasia, também pode causar alguns riscos a ela. Uma a três colheres de sopa de azeite de oliva por dia deve propiciar enormes benefícios para a saúde com o mínimo de risco.

O azeite de oliva é saudável quando não é usado em excesso (olive oil carafe image by jimcox40 from Fotolia.com)

História

As oliveiras são algumas das mais antigas árvores cultivadas conhecidas no mundo; há provas do seu cultivo desde 3.000 a.C. As azeitonas e o azeite eram usados ​​para uma variedade de fins, incluindo a culinária, cerimônias religiosas e a unção dos novos monarcas. Foi somente nos últimos séculos que o azeite de oliva se espalhou para as Américas.

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Benefícios

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, tornando-se uma substância muito saudável para o consumo. Particularmente, o alimento reduz o risco de entupimento das artérias. O azeite também evita o desenvolvimento de doenças relacionadas ao coração, ajudando a controlar o colesterol; auxilia na cura de úlceras e gastrite; diminui o risco de formação de cálculos biliares; protege contra o câncer de cólon; estimula o metabolismo; e é altamente concentrado em ferro e vitaminas A, B1, B2, C, D e E. Os ácidos oleicos do azeite contribuem para a prevenção de muitos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama e de cólon.

Inconvenientes

O azeite agrega 77% de ácido oleico, o que promove a coagulação do sangue. Em demasia, a ingestão do azeite pode resultar em má circulação sanguínea. Como o azeite é rico em gordura monoinsaturada, ele pode facilmente reagir com radicais livres e produzir gordura trans quando aquecido. O azeite também é repleto de calorias (cerca de nove calorias por grama) e pode colaborar para o ganho de peso, se for consumido em excesso.

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Referências

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