Vantagens e desvantagens dos cabos coaxiais

Escrito por james young | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens dos cabos coaxiais
O cabo coaxial fornece vários tipos de produtos adequados para a maioria dos sistemas eletrônicos. (Photo from Wikipedia Commons at http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RG58-Ferrite-Coated-and-Uncoated.jpg)

O cabo coaxial ainda é o meio mais comum de transmissão de dados através de distâncias curtas. Essa tecnologia estabelecida oferece vários tipos de produtos adequados para a maioria dos sistemas eletrônicos. Conforme a velocidade dos computadores aumenta e os serviços exigem mais bits de dados por segundo, os limites superiores da capacidade de transporte do cabo coaxial estão sendo alcançados. O cabo de fibra óptica substituiu o coaxial em muitas aplicações.

Outras pessoas estão lendo

Função

Os cabos coaxiais foram criados para solucionar um problema com a transmissão de sinais de rádio de alta frequência. A carga de informações aumenta com a frequência, portanto a RF era o veículo prático para comunicações de alto volume em longa distância. Essas transmissões são sinais de linha de visada que se atenuam rapidamente e escapam para o espaço. O cabo coaxial confina o sinal ao interior do cabo e torna a transmissão eficiente para qualquer local possível.

Limitações

Junto com o comprimento do cabo coaxial, parte do sinal transmitido será perdido ou atenuado. Um pequeno percentual pode fugir pela blindagem do cabo e uma quantidade maior será convertida em calor. Quanto maior a frequência, maiores as perdas. Para transmissões de longa distância, as estações repetidoras são necessárias para amplificar e retransmitir sinais enfraquecidos. O limite superior de frequência do design coaxial é de aproximadamente 4 GHz e a largura de banda aplicável do coaxial de alta eficiência é capaz de atender à maioria das atuais necessidades de dados.

Dimensões físicas

A eficiência do cabo coaxial depende parcialmente de manter as dimensões físicas do cabo uniformes. Curvaturas que distorçam a seção transversal do cabo interferem com o sinal e o ricocheteiam de volta para a origem. As conexões com os equipamentos devem fornecer uma correspondência tanto física quanto elétrica para o cabo. Muitos tipos de cabos e conectores foram desenvolvidos para superar esses problemas em praticamente qualquer situação. O peso e a complexidade ainda são preocupações.

Interferência

Embora o design do coaxial elimine a maioria da interferência, a qualidade do sinal pode ser um problema em ambientes com níveis graves de ruído elétrico. Uma blindagem de cabo com defeito pode permitir a linha cruzada, com os dados saltando de uma linha para outra. Como o coaxial é eletricamente condutivo, ele torna o equipamento vulnerável a danos por descargas elétricas. O cabo de fibra óptica elimina muitos desses problemas básicos.

Alternativas

Embora o coaxial ainda seja a solução viável para conexões de sistemas internos e trechos curtos de transmissão, o cabo de fibra óptica oferece muito mais largura de banda com um limite superior de frequência de mais de 100 GHz. A fibra óptica é imune a interferência elétrica e tem índices muito menores de perda de sinal. Fisicamente, o cabo óptico é muito mais leve que o cabo coaxial e apresenta menos problemas de instalação. O cabo coaxial não exige tecnologia de conversão óptica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível