×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do casamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os argumentos contra e a favor do casamento são extensos, principalmente nos tempos modernos. Com as mudanças de expectativas sociais, que resultam em mais casais que escolhem simplesmente morar juntos ao invés de casar e em um número crescente de alternativas ao matrimônio, pessoas como a autora Sandra Tsing Loh perguntam se o casamento se tornou obsoleto. Já que as mesmas questões que uma pessoa considera como desvantagens são vistas como vantagens por outras, a escolha entre casar ou permanecer solteiro se resume à preferência pessoal.

Até os melhores casamentos têm problemas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Vantagem: benefícios para a saúde

Em um estudo feito pelo Centro de Controle de Doenças (Center for Disease Control), de 1999 a 2002, os casados tiveram uma vantagem em quase todas as categorias relacionadas à saúde sobre aqueles que optaram por se manterem solteiros. Além disso, já que os casais, nesse estudo, eram menos propensos a fumar, beber e serem sedentários, tinham também menos dores de cabeça, dores nas costas e problemas psicológicos. Essa tendência estatística foi consistentemente verificada em todas as faixas etárias, etnias e níveis de renda dos participantes.

Loading...

Desvantagem: problemas de saúde

Embora os casamentos saudáveis tendam a resultar em indivíduos também saudáveis, o oposto pode se mostrar verdadeiro. Pessoas afetadas por casamentos ruins, divórcios ou pelo processo de luto quando um cônjuge morre, ficam com a saúde consideravelmente debilitada, de acordo com o site Web MD. Além disso, o mesmo relata que mesmo os participantes das melhores uniões demonstraram uma tendência de saúde preocupante em relação ao peso, principalmente em relação aos homens. Entre estes, dos 45 a 64 anos, três de cada quatro estavam com sobrepeso ou até obesos. Em contrapartida, os grupos mais magros eram homens e mulheres que nunca casaram, segundo o estudo.

Vantagem: alívio financeiro

Casar-se resulta na possibilidade de fazer o imposto de renda conjunto, o que representa taxas mais baixas para alguns contribuintes. De acordo com a Investopedia, em muitas áreas dos Estados Unidos as leis fiscais providenciam benefícios para os casais casados, incluindo a poupança para a aposentadoria. Além dessa facilidade, pessoas com uniões estáveis também têm a oportunidade de duplicar sua renda total, ou seja, os financeiramente esclarecidos, que garantam que as despesas não dupliquem, terão uma vantagem financeira garantida.

Desvantagem: Fardos financeiros

Tom Van Riper, da revista Forbes, afirma que os casados são propensos a gastar grande parte de sua renda apenas em despesas de subsistência, deixando quase nenhum fundo de sobra para investir. Se por um lado os solteiros geralmente esperam até os 40 anos para começar a economizar para a aposentadora, a população casada começa mais cedo. Além disso, 77% dos proprietários de imóveis são aqueles de união estável, de acordo com o Centro de Políticas (Center for Politics), o que resulta em despesas adicionais, como seguros imobiliários e a manutenção da casa. Os custos de economizar para a aposentadoria e pagar por uma casa, combinados com os cuidados com filhos, significam que muitos casamentos incorrem em despesas adicionais que as pessoas solteiras podem ignorar seguramente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...