As vantagens e desvantagens das compras online

Escrito por helen fitzgerald | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens e desvantagens das compras online
As compras online são fáceis, mas possuem alguns perigos potenciais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As compras online estão se tornando cada vez mais populares e com a pronta disponibilidade de cartões de crédito, cartões de débito e empresas como PayPal, elas estão ao alcance da maioria das pessoas. No entanto, você precisa ter uma das formas acima para pagar sua compra. Existem muitas vantagens nas compras online, mas também há certos riscos envolvidos.

Conveniência

A compra online é conveniente, mas você precisa ter acesso a um computador e uma conexão à internet confiável, pois navegar procurando por promoções pode levar algum tempo. Se você depende de cibercafés, isso pode aumentar o custo consideravelmente, e depender do computador de outra pessoa também é inconveniente. As compras online estão disponíveis 24 horas por dia, o que é uma conveniência que muitas lojas físicas não podem oferecer.

Preços mais baratos

Os consumidores geralmente podem encontrar ofertas online mais baratas do que nas lojas. Isso ocorre principalmente para as pessoas que vivem em zonas rurais, onde há seleção limitada e preços mais elevados. Essa grande vantagem pode ser redundante, no entanto, se os custos da entrega forem altos. Os compradores online têm uma grande variedade de lojas para comparações de preços e muitos vendedores na internet oferecem preços reduzidos devido aos custos operacionais mais baixos e à competição saudável.

Escolha de produtos

Em geral, a escolha de produtos online é mais diversificada do que em shoppings regulares e os clientes podem passar mais tempo comparando preços e produtos antes de comprar. Você pode comprar de lojas em todo o mundo, o que dá opções de escolhas muito maiores. Muitas lojas online, como a Submarino ou Amazon, incluem centenas de comentários e opiniões sobre a qualidade dos produtos feitos pelos próprios clientes, o que é útil ao decidir qual marca ou modelo comprar.

Questões de segurança e privacidade

Existem alguns riscos de segurança ao usar cartões de crédito online, pois suas informações são inseridas no banco de dados da empresa cada vez que faz uma compra. Os cartões de débito são mais seguros do que cartões de crédito se os saldos são mantidos baixos, o que minimiza a perda. O PayPal, que é um tipo de banco online, é uma alternativa para esse lado desvantajoso das compras online. Há também o risco de receber lixo eletrônico, se seu endereço de e-mail for usado de maneira inapropriada.

Outras desvantagens

Outras desvantagens para as compras online incluem não poder fisicamente tocar e ver o produto antes de comprá-lo, precisando depender de fotografias e descrições. Os custos da entrega podem também ser grandes e, às vezes, até anularem qualquer economia no custo do produto. O fato de ser necessário esperar por duas semanas ou mais para os produtos serem entregues após a compra é outra desvantagem das compras online.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível