Mais
×

Vantagens e desvantagens de costurar com linha de poliéster ou nylon

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode não dar a devida importância ao tipo de linha que escolhe para costurar roupas ou sacolas de pano, porém, a escolha pode fazer muita diferença na qualidade do produto final. O material da linha determina como ela pode ser utilizada na costura. Por exemplo, o fio de algodão pode suportar o calor do ferro e, por isso, é usado em roupas que são passadas com frequência. Por outro lado, a linha de algodão não estica bem, então a de poliéster funciona melhor para roupas de malha.

As vantagens da linha de poliéster são maiores que as desvantagens (thread image by Andrius Grigaliunas from Fotolia.com)

Vantagem: força

A linha de poliéster é mais durável e menos propensa a rupturas do que a linha de algodão. Peças de roupa que serão usadas e lavadas muitas vezes tendem a durar mais tempo se costuradas com linha de poliéster. Você deve usar linha uma de poliéster mais grossa quando costurar capas de cadeira ou almofadas.

Vantagem: flexibilidade

Tanto a linha de poliéster quanto a de náilon esticam-se junto com o tecido no qual estão costuradas. Use fio de náilon ou poliéster para costurar malhas e outros tecidos elásticos, para evitar que a costura se rasgue ao esticar a peça de roupa.

Vantagem: resistente a tintura e não desbota

A linha de náilon não desbota à luz do sol, por isso, é uma excelente escolha para costurar cortinas e outras peças que são expostas ao sol com frequência. Tanto a linha de poliéster quanto a de náilon são resistentes à tintura e podem ser usadas em diferentes técnicas de tintura, como o shibori.

Desvantagem: aquecimento pode estragar a linha

Linhas mais grossas de poliéster ou náilon podem derreter ou enfraquecer se expostas a altas temperaturas de ferro de passar, sendo assim, não devem ser usadas em tecidos que precisem ser passados com frequência, como algodão ou linho. A linha grossa de náilon é ainda mais propensa a derreter do que a de poliéster.

Desvantagem: náilon não é muito durável

A linha de náilon tende a ser um pouco mais frágil que a de poliéster. Ela pode quebrar mais facilmente se aplicada a uma peça que vai ser usada e lavada com muita frequência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article