Vantagens e desvantagens do custeio por absorção

Escrito por kathy adams mcintosh | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Muitas empresas utilizam o custeio por absorção para determinar o valor do estoque final e do custo das mercadorias vendidas. Esse método, também chamado de custeio por absorção total, acrescenta o custo dos materiais diretos, da mão de obra direta e das despesas gerais de fábrica para determinar o custo total por unidade. A empresa multiplica esse valor pelo número de unidades no estoque final, a fim de definir o valor final do inventário. Depois, esse custo total por unidade é multiplicado pelo número de unidades vendidas durante o ano, para determinar o custo dos produtos vendidos. Esse método de custeio por absorção apresenta vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Considere todos os custos para definir os preços

Uma vantagem do custeio por absorção é que ele considera todos os custos que contribuem de algum modo para o produto final. Isso inclui os custos diretos e indiretos. Os diretos referem-se aos custos que podem ser atribuídos diretamente ao produto em si, tais como materiais diretos ou mão de obra direta. Os indiretos referem-se aos custos que não podem ser atribuídos diretamente ao produto e são alocados a ele, tais como o imposto predial ou o salário do gerente da planta.

Exigido pelo GAAP

Os princípios de contabilidade geralmente aceitos (GAAP, sigla em inglês para Generally Accepted Accounting Principles) representam os padrões que a maioria das empresas segue para elaborar relatórios financeiros. Esses princípios obrigam as empresas a utilizarem o custeio por absorção para todos os relatórios externos. As companhias que usam uma forma diferente de definir o custo dos produtos para a análise interna ainda precisam manter um sistema de custeio por absorção para o GAAP. As empresas que utilizam o método para calcular o custo de todos os produtos têm a vantagem de aproveitar os mesmos custos para todos os fins.

Desencorajando o negócio lucrativo

Uma desvantagem do custeio por absorção envolve as decisões de preços. Quando uma empresa tem excesso de capacidade e considera várias oportunidades de negócios, ela pode negar um negócio que gera lucros para a empresa. A companhia avalia cada oportunidade utilizando o custeio por absorção como o custo de base. A empresa aceita as oportunidades de negócios que proporcionam uma receita acima do custeio por absorção e rejeita as que proporcionam uma receita abaixo dele. Alguns dos negócios rejeitados podem contribuir com lucros adicionais para a empresa, quando ela tem capacidade em excesso.

Distorções que causam a descontinuidade das decisões de negócio

Outra desvantagem do custeio por absorção envolve a distorção dos resultados das decisões tomadas para interromper segmentos do negócio. Quando a companhia utiliza esse método na tomada de decisão, a análise inclui os custos fixos que permanecerão independentemente se a empresa elimina o segmento ou não.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível