Mais
×

Vantagens e desvantagens de disjuntores e fusíveis

Atualizado em 17 abril, 2017

Os disjuntores e fusíveis são dispositivos de segurança importantes em qualquer instalação elétrica. Embora eles desempenhem a mesma função, existem vantagens e desvantagens em cada um.

Disjuntores e fusíveis são itens de segurança imprescindíveis em qualquer instalação elétrica (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Fusíveis

Um fusível contém um filamento que derrete quando exposto a uma corrente anormalmente alta, interrompendo o circuito. Porém, eles só podem ser utilizados uma vez e devem ser substituídos.

Disjuntores

Um disjuntor é um interruptor mecânico que "desarma" quando falhas de corrente são detectadas e pode ser reativado, quando necessário.

Custo

Visto que o disjuntor é um dispositivo mecânico complexo, utilizá-lo em um quadro elétrico é mais caro do que usar fusíveis.

Defeito

Quando um fusível fica defeituoso, ele pode simplesmente ser desenroscado e substituído por outro do mesmo tipo, desde que você tenha um sobressalente à mão. Se um disjuntor der defeito, você terá que o remover e instalar um novo.

Erro humano

Ao substituir um fusível, você precisa ter cuidado para garantir que o substituto seja adequado à mesma quantidade de corrente. Usar um fusível que suporta muita corrente causa risco de incêndio e usar um que suporte menos corrente pode fazê-lo estourar precocemente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article