Vantagens e desvantagens da diversificação na estratégia corporativa

Escrito por alan li | Traduzido por maría echenique
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Vantagens e desvantagens da diversificação na estratégia corporativa
A diversificação em marketing corporativo é vender novos produtos em novos mercados (marketing image by dead_account from Fotolia.com)

Em um contexto de marketing corporativo, a diversificação é a estratégia de aumento de lucro com a venda de novos produtos em novos mercados. Tal como acontece com todas as estratégias, existem vantagens e desvantagens, e a gestão pode usá-las para diferentes fins.

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Usos da diversificação

A diversificação em marketing corporativo pode ser usada tanto para fins ofensivos como defensivos. Na ofensiva, pode ser usada para aumentar os lucros da corporação através da sua inserção em mercados inexplorados. Na defensiva, pode ser usada para espalhar ativos da corporação de modo a se proteger contra a recessão num mercado.

Lucro

A maior vantagem potencial da diversificação é o aumento da receita. A diversificação significa vender produtos de uma empresa em um ambiente novo que não tem sido explorado em ocasiões anteriores; um empreendimento de sucesso que pode resultar em um fluxo de receita totalmente novo. Melhor ainda, essas empresas não competem com participações mais antigas da corporação e tendem a oferecer recompensas maiores do que as empresas já existentes.

Custo

Uma grande desvantagem da diversificação é o custo da iniciação de novos negócios em novos mercados. É mais difícil para as corporações cuidar dos recursos para começar esses negócios porque o elemento de risco é maior. Além disso, não há garantia de que a nova empresa irá começar a produzir no futuro próximo, e uma empresa pode ter que suportar uma perda por períodos consecutivos antes de ter atingido uma inserção suficiente no mercado para começar a obter algum lucro. Dependendo de quando e de quanto lucro, os novos empreendimentos podem não valer o investimento.

Riscos

Outra grande desvantagem da diversificação é que é a mais arriscada de todas as estratégias de marketing possíveis. Uma vez que a empresa está vendendo novos produtos em novos mercados, não tem nem o conhecimento para produzir e comercializar esses produtos, nem a experiência para vender nesses mercados. Como tal, terá que gastar o dinheiro tanto para adquirir o conhecimento ou a informação para fazer as duas coisas, e há uma chance de que a sua gestão atual não seja capaz de fazê-lo de forma eficaz, o que pode transformar um projeto potencialmente lucrativo em um fundo de recursos sem pagamento.

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