Mais
×

Vantagens e desvantagens do estágio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os programas de aprendizagem já estão disponíveis há muitos anos, geralmente em ofícios como carpintaria, eletricidade e canalização. Os estágios são geralmente uma exigência nas áreas médicas, mas para a maioria das outras profissões, a formação prática é menos comum. Tornou-se cada vez mais popular, contudo, para os alunos do ensino médio se inscreverem em cursos de trabalho cooperativo. Alguns conseguem estes estágios extremamente úteis, enquanto outros podem não ser tão sortudos.

Estágios fornecem treinamento prático que pode se tornar um futuro emprego (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crescimento das oportunidades de emprego

Os estágios podem ajudar os alunos a reconhecer as suas carreiras futuras. Muitos jovens acham que é extremamente difícil decidir onde estão os seus interesses, e com frequência escolhem destinos pós-secundário e "profissões do futuro", sem compreender totalmente no que eles podem estar se metendo. Estágios proporcionam uma experiência em primeira mão para ajudar a determinar se um determinado campo é de se interesse. Os alunos têm a oportunidade de desenvolver excelentes hábitos de trabalho e amadurecer rapidamente durante o período, voltando às aulas mais compromissados com os estudos.

O estágios dão a oportunidade de o jovem perceber se querem ou não prosseguir na profissão (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Supervisão inadequada

Os estágios podem ser desastrosos se o supervisor responsável pelo aluno não é confiável. Alguns locais de trabalho se oferecem para receber os alunos, porque eles são motivados pelo pensamento de ter um funcionário de graça, ao invés de ajudar o aluno a crescer e se desenvolver. Eles podem não estar dispostos a dedicar o tempo para treinar o aluno corretamente ou para fornecer a supervisão contínua necessária. Podem ainda negligenciar suas tarefas administrativas, tais como escrever avaliações de desempenho ou a comunicação com a universidade, quando necessário.

Alguns supervisores não se preocupam em desenvolver o estagiário (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Preocupações de segurança

A pior situação que pode ocorrer é uma condição desastrosa que pode causar morte ou lesão para o estagiário. Por muitos estágios ocorrerem em canteiros de obras ou em fábricas com máquinas pesadas e outros riscos potenciais, é essencial que tanto o aluno quanto o supervisor avaliem esse perigo e tomem as precauções necessárias. Funcionários experientes já sabem quais são os perigos e como evitá-los, mas os estagiário não têm esse conhecimento e correm mais riscos.

O supervisor precisa não só ensinar o trabalho como instruí-lo para possíveis riscos no emprego (Jetta Productions/Digital Vision/Getty Images)

Questões interpessoais

O estágio pode ter insucesso em virtude de problemas interpessoais. Se o estagiário ou algum dos funcionários coopera pouco, é rude ou hostil, a experiência será negativas para todos os envolvidos. Um aluno pouco confiável, que chega atrasado ou falta constantemente irá desagradar ao chefe, que poderá desistir de ter novos estagiários. Os instrutores que desenvolvem estes programas devem examinar cuidadosamente os potenciais empregadores e estudantes para assegurar uma experiência de sucesso para todos.

O aluno precisa ter comprometimento com o estágio (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article