Vantagens e desvantagens de uma estrutura hierárquica

Escrito por eric dontigney | Traduzido por aline kachel araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de uma estrutura hierárquica
Antes de usar a estrutura hierárquica em sua empresa, conheça suas vantagens e desvantagens (Modern tall building office exterior image by Paul Hill from Fotolia.com)

Tanto empresas grandes quanto pequenas precisam de uma estrutura para operar e atingir seus objetivos. Uma das formas de se resolver esse problema é usar uma estrutura hierárquica. Elas costumam se assemelhar a pirâmides, com os maiores níveis de poder e autoridade no topo. Governos, exércitos e muitas empresas usam esse tipo de estrutura organizacional. Esse método de atribuir posições e níveis relativos de poder possui vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem - sequência clara de comandos

Em uma estrutura hierárquica, os membros sabem para quem se reportar e quem se reporta a eles. Isso significa que a comunicação fica canalizada em caminhos definidos e previsíveis, o que permite que as pessoas em posições superiores direcionem perguntas às partes apropriadas. Isso também significa que as pessoas tendem a saber quem tem e quem não tem autoridade para atribuir ou mudar tarefas. Uma sequência clara de comandos também gera conjuntos claramente definidos de responsabilidades. Estruturas militares contam muito com essa divisão de atribuição de responsabilidade e autoridade para manter a disciplina.

Vantagem - sequência clara de avanço

A maioria das pessoas quer avançar em sua carreira. As estruturas hierárquicas oferecem caminhos de avanço bem claros, se não até fáceis. Em administração de empresas, por exemplo, o avanço na carreira normalmente significa substituir uma pessoa que saiu ou receber uma promoção. Ainda, também permite a mobilidade de uma empresa para outra para assumir uma melhor posição em uma empresa de estrutura similar. Em qualquer caso, quem quer progredir sabe qual é o próximo passo.

Vantagem - Especialização

Empresas maiores têm que gerir uma série de tarefas diversas, desde recursos humanos e contabilidade até marketing e compras. A estrutura hierárquica divide essas áreas de interesse em vários departamentos que se especializam. A especialização permite que as empresas concentrem um conjunto de habilidades e de recursos para atingir a máxima eficiência.

Desvantagem - pouca flexibilidade

As estruturas hierárquicas tendem a se adaptar de forma lenta às necessidades. Órgãos do Governo, por exemplo, costumam ficar em más condições por manter camadas burocráticas que inibem a mudança. Empresas que não conseguem se adaptar às novas demandas do mercado nem avançar à frente de outras em questão de tecnologia acabam sendo marginalizadas. Esse problema atinge tantas empresas que todo um campo de estudos, chamado gestão de mudanças, foi desenvolvido.

Desvantagem - Barreiras de comunicação

O sucesso de uma empresa muitas vezes depende da qualidade da sua comunicação interna. Como empresas de estruturas hierárquicas tendem a canalizar a comunicação verticalmente, a comunicação entre departamentos ou entre agências sofre. A especialização dos departamentos pode levar a barreiras de comunicação quando não há um jargão comum que permita que membros de departamentos diferentes se comuniquem no mesmo nível. Nos piores casos, os departamentos retêm informações uns dos outros de propósito.

Desvantagem - Desunião organizacional

Em teoria, as empresas vão atrás de um ou mais objetivos como um time unido. A departamentalização por especializações faz com que, em alguns casos, as decisões sejam tomadas para beneficiar um departamento, e não a organização como um todo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível