Mais
×

Vantagens e desvantagens da estrutura organizacional divisional

Atualizado em 06 fevereiro, 2018

As grandes empresas que atendem uma clientela variada ou operam em várias regiões geográficas podem optar por operar com uma estrutura divisional. Esse é um tipo mais descentralizado de atuação na qual cada divisão funciona como sua própria empresa separada. Esse tipo de formato de operação oferece alguns benefícios, bem como potenciais armadilhas.

As grandes empresas podem escolher operar com uma estrutura divisional (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Autossuficiência

Uma vantagem da estrutura divisional é que cada divisão pode operar como uma unidade autossuficiente isoladamente, sem ter que depender fortemente da empresa matriz ou da alta chefia da organização. As divisões normalmente têm a sua própria estrutura de gestão independente, que lhes permite tomar decisões rapidamente, muitas vezes sem a necessidade de aprovação de outros. A divisões também têm seus próprios equipamentos, suprimentos e recursos, o que permite um método mais autônomo da operação.

Especialização

Outra vantagem de uma estrutura divisional é que ela permite um alto grau de especialização. Os funcionários com talentos e habilidades similares podem trabalhar de forma conjunta e se concentrar em projetos específicos que ajudem a divisão a atingir seus objetivos. Como a divisão opera de forma autônoma, a gestão provavelmente será mais familiarizada com as necessidades dos trabalhadores, o que garante que eles terão acesso aos recursos que necessitam para completar suas tarefas. Os indivíduos da mesma opinião também podem enxergar a estrutura divisional como uma forma mais fácil de desenvolver um senso de trabalho em equipe.

Mais autonomia

Por outro lado, uma estrutura divisional pode resultar em um senso de autonomia muito maior. Cada divisão pode se ver como uma organização completamente isolada das outras e se preocupar apenas com o cumprimento dos seus objetivos próprios, em vez de almejar as metas da organização como um todo. Se a empresa opera sob uma liderança fraca, isso pode resultar em falhas para operar em níveis máximos de eficiência e incapacidade de cumprir os seus objetivos globais.

Aumento dos custos

Outra desvantagem potencial de uma estrutura organizacional divisional é que a operação pode ser mais cara. Como cada divisão opera como uma entidade separada, também precisa dos seus próprios recursos, já que o compartilhamento de recursos entre as divisões nem sempre pode ser prático. Isso pode resultar na duplicação de recursos que podem não estar presente em uma estrutura mais centralizada. As organizações divisionais precisam garantir que cada divisão receba a atribuição dos recursos de que necessita para atingir os seus objetivos, encontrando, ao mesmo tempo, maneiras de manter os custos a um mínimo possível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article