Economia

Vantagens e desvantagens de estruturas organizacionais

Escrito por corr s. pondent | Traduzido por wanderson david
Vantagens e desvantagens de estruturas organizacionais

A estrutura organizacional de uma empresa organiza a hierarquia dos empregados

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

As empresas têm estruturas organizacionais que mostram a relação entre os empregados e suas responsabilidades. A estrutura organizacional de cada empresa é diferente e depende de suas necessidades específicas. Uma grande indústria que tenha várias fábricas terá uma estrutura organizacional bem diferente de, por exemplo, uma empresa de serviços financeiros que possua apenas um escritório. Entretanto, existem alguns tipos básicos de estruturas organizacionais e cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura organizacional vertical

Uma estrutura organizacional vertical funciona com base em uma cadeia de comando que começa pelo presidente da empresa e vai até os departamentos mais baixos. Ela define a hierarquia entre as pessoas e o que elas controlam. Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que ela tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Este tipo de organização se destaca por agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa.

Estrutura organizacional horizontal

Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área, como finanças ou marketing. Uma vantagem deste tipo de hierarquia é que estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento. A desvantagem é que conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.

Estrutura organizacional matricial

As empresas que trabalham com base em projetos podem usar uma estrutura organizacional matricial, que estabelece uma hierarquia de acordo com os papéis das pessoas em um determinado projeto. O sistema matricial de gerenciamento de projetos envolve montar uma equipe formada por pessoas de diferentes áreas funcionais, como marketing e sistemas, para realizar um determinado projeto. Uma vantagem dessa estrutura é a integração entre as pessoas das diversas áres da empresa, mas podem haver conflitos, pois cada empregado responde tanto ao projeto quanto ao seu departamento.

Estrutura Organizacional Informal

Seja qual for a estrutura organizacional formal de uma organização, há também uma estrutura organizacional informal. Esta estrutura, também conhecida como "videira da empresa", influencia no fluxo das informações dentro da empresa. Uma vantagem é que os empregados que interagem fora da estrutura organizacional formal costumam trabalhar melhor em equipe, beneficiando assim a empresa. Por outro lado, essa interação pode fazer com que boatos e fofocas se espalhem pela empresa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media