on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do ferro fundido cinzento

Atualizado em 17 abril, 2017

O ferro fundido cinzento é uma liga versátil de baixo custo com uma longa história e muitas aplicações. O alto teor de carbono desse metal proporciona sua aparência opaca, cinzenta e com baixa refletividade. Alguns de seus usos comuns incluem tubos, utensílios de cozinha e peças para automóveis.

O ferro fundido cinzento pode ser transformado em tubos (cast iron pipe image by jimcox40 from Fotolia.com)

Vantagens

O alto teor de carbono do ferro fundido cinzento facilita o derretimento, a solda, a usinagem e a fundição desse metal por meio de processos comuns. Esse tipo de ferro contém flocos de grafita, que proporcionam um alto nível de estabilidade e minimizam a retração durante o processo de fundição. O trabalho de metalurgia realizado no ferro cinzento também o torna resistente à corrosão. Sua alta condutividade faz dele uma opção ideal para utensílios de cozinha.

Loading...

Desvantagens

A resistência à tração extremamente baixa do ferro fundido cinzento faz com que ele seja pouco resistente a choques em relação a ligas de ferro mais novas e menos rígidas. O jateamento do ferro cinzento pode enfraquecer os objetos fundidos ao causar uma tensão residual. Esse tipo de ferro pode ser muito quebradiço para algumas aplicações, incluindo os casos em que o objeto precisa ser particularmente fino ou flexível.

Densidade

A densidade do ferro cinzento o torna excelente para algumas aplicações e inadequado para outras. O ferro fundido cinzento de alta densidade, por exemplo, é uma opção excelente para tubos, mas uma bicicleta feita desse metal seria pesada e rígida demais para ser conduzida com segurança.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...