Vantagens e desvantagens de um fogão a gás

Escrito por steve johnson | Traduzido por débora sousa
Vantagens e desvantagens de um fogão a gás
Pondere as vantagens e as desvantagens antes de escolher um fogão a gás (Gas flame on the kitchen gas-stove image by Peter Ivanov from Fotolia.com)

Os fogões são importantes na vida cotidiana. No entanto, selecionar o equipamento perfeito para a sua própria casa pode ser um pouco problemático, devido à variedade de opções disponíveis para os donos de casa. Embora os fogões a gás tenham ganhado popularidade devido as suas vantagens, eles também têm algumas desvantagens para considerar.

Conveniência e limpeza

Os fogões a gás são convenientes de usar. Eles são rápidos e fáceis de iniciar, aquecendo as chamas imediatamente quando são ligados. Ao contrário dos fogões a lenha e de pastilhas, esses não precisam de uma limpeza completa. Esfregar os lados dos queimadores após cada utilização, ou até mesmo em um determinado intervalo de tempo, é suficiente para manter o fogão a gás limpo.

Precisão

Como você ajusta o fogo produzido por um fogão a gás com a rotação de um botão, alterar a temperatura é mais controlável e preciso quando comparado a um fogão elétrico. Muitos fogões elétricos têm apenas as configurações de temperatura baixa, média e alta e, portanto, podem ser mais difíceis de usar para cozinhar.

Custo operacional

Os fogões a gás são alimentados por gás natural ou butano e não precisam de energia para produzir fogo. Normalmente, o gás dura por um longo período de tempo, dependendo da frequência de uso do fogão. Os fogões de pastilhas e elétricos precisam de eletricidade para funcionar, o que tem um custo operacional muito maior.

Quedas de energia

Como os fogões a gás não operam com eletricidade, você ainda pode usá-los para cozinhar mesmo com uma queda de energia.

Segurança

Embora a limpeza não seja um problema para os fogões a gás, a segurança é uma grande preocupação. Eles devem ser verificados periodicamente para garantir que não haja vazamentos de gás, o que pode potencialmente causar incêndios inesperados.

Portabilidade

Os fogões a gás são pesados e ocupam espaço. Eles não têm versões portáteis, o que existe para outros tipos de fogões, como os que operam com eletricidade.