on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de fornos de micro-ondas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quase todo mundo tem um micro-ondas e o utiliza regularmente para cozinhar ou aquecer comida. O forno de micro-ondas funciona por meio de radiação, que vibra as moléculas dos alimentos. Este movimento provoca atrito e resulta no aquecimento e cozimento rápido de produtos alimentícios. Existem significativas vantagens no uso de um micro-ondas, mas existem algumas desvantagens também.

Micro-ondas são rápidos e convenientes, mas apresentam também algumas desvantagens (microwave image by andrey polichenko from Fotolia.com)

Rapidez

Talvez a vantagem mais importante de cozinhar com um micro-ondas seja a rapidez com que cozinha alimentos. Um prato que levaria de 15 a 20 minutos para cozinhar em um forno convencional fica pronto em apenas alguns minutos em um de micro-ondas. Ele pode aquecer alimentos, como sobras de uma refeição, em segundos, ainda no prato em que foi armazenado.

Loading...

Comodidade

Se a velocidade é a vantagem mais importante do forno de micro-ondas, a comodidade deve ser a segunda. As pessoas que desejam preparar alimentos de forma rápida podem ir ao micro-ondas e descongelar um jantar em minutos. Cachorros-quentes podem ser completamente aquecidos em 30 segundos e um saco de pipoca pode estar pronto antes do fim do intervalo comercial durante o seu programa de televisão favorito.

Textura borrachuda

Uma desvantagem da utilização de um forno de micro-ondas é como ele afeta a qualidade dos alimentos. Quando um pedaço de carne é colocado no micro-ondas por muito tempo ele pode sair com uma textura emborrachada, difícil de mastigar. O sabor dos alimentos muitas vezes muda quando são cozidos no forno de micro-ondas, transformando o seu lanche favorito em algo menos apetitoso.

Tempo de aquecimento imprevisível

Os micro-ondas têm problemas em aquecer a comida de forma consistente quando o número de itens no forno muda. Em outras palavras, o tempo que seria necessário para aquecer um pedaço de pizza no micro-ondas é muito diferente do tempo necessário para aquecer três fatias da mesma pizza. Esta imprevisibilidade pode provocar pontos frios no alimento ou que esteja quente demais para comer.

Não doura

Micro-ondas não têm a capacidade de dourar a superfície da carne. Esta desvantagem limita drasticamente as coisas que um cozinheiro pode fazer com ele. Esta limitação é uma das principais desvantagens em se utilizar um forno de micro-ondas, porque, muitas vezes, significa que o fogão também precisa ser usado.

Perigos químicos

De acordo com o Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Tyler, aquecer alimentos num micro-ondas em recipientes plásticos não desenvolvidos para este uso específico pode provocar o transporte de produtos químicos potencialmente perigosos do recipiente para os alimentos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...