Vantagens e desvantagens de uma fundação de concreto derramado

Escrito por katie tonarely | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de uma fundação de concreto derramado
O concreto é conhecido por rachar, o que normalmente preocupa proprietários de residências (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Fundações de concreto são largamente usadas devido à sua resistência e versatilidade. Contudo, a sua utilização numa fundação de um prédio pode ocasionar problemas imediatos e futuros. Estar ciente do fato e saber como prevenir certas complicações ajudará a determinar se o concreto é realmente a melhor escolha para o seu projeto.

Outras pessoas estão lendo

Diversas opções disponíveis

Uma fundação de concreto funcionará com quase todo tipo de projeto de construção, visto que existem diversos tipos disponíveis desse material. Por exemplo, aqueles que buscam uma opção mais ecologicamente amigável podem escolher um concreto leve, cujo peso varia de 15 a 50 quilogramas por 0,2 metros cúbicos. Esse material proverá insulação da fundação. Em adição à variedade de materiais utilizados, você também pode variar como a fundação é distribuída. O concreto permite diversas possibilidades estruturais.

Resistência do material

Devido à sua resistência, o concreto oferece proteção contra elementos, incluindo o fogo. A Concrete Foundations Association of North America estabelece que paredes de concreto derramado têm muito mais resistência do que outros materiais, além de serem mais seguras. Uma fundação como essa é mais resistente à água, dando menos problemas futuros aos construtores e proprietários. Ela também afirma que fundações de concreto derramado são duas vezes mais resistentes ao fogo e que praticamente não necessitam de manutenção.

Variações de clima

Durante a fase de construção, a habilidade de derramar uma fundação de concreto depende muito das condições climáticas. Outros materiais, tais como a madeira, permitem ao usuário continuar sua construção de alguma forma - na chuva ou outro mau tempo. No entanto, o concreto requer tempo de secagem. Tempos chuvosos podem atrasar projetos significativamente.

Rachaduras

A Concrete Foundations Association of North America afirma que rachaduras em concreto são inevitáveis. O efeito é um resultado do clima, encolhimento durante a secagem, ajustamento e camadas aplicadas. As rachaduras são desagradáveis e podem permitir a penetração de água e outros materiais. Contudo, eles dizem que a maioria das fendas são normais e não comprometem a integridade da fundação. Instruir os clientes sobre como é a aparência de uma rachadura normal é a chave. Os experts explicam que ela pode ter entre 0,4 e 0,6 centímetros. Além desses valores, elas se tornam preocupantes.

Outras desvantagens

O concreto também tem uma tendência a se partir, assentar-se desigualmente ou manchar. Os desmoronamentos e manchas - também chamados de fragmentação - são em grande parte questões estéticas. As manchas geralmente podem ser removidas com produtos de limpeza disponíveis no mercado. Já as áreas fragmentadas podem ser reparadas com uma solução caseira. Árvores podem causar elevação do concreto enquanto fixam raízes, deixando a fundação desnivelada. Certifique-se de que todas as raízes foram propriamente removidas antes de derramar o concreto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível