Mais
×

Vantagens e desvantagens da gestão de recursos humanos

Atualizado em 15 dexembro, 2016

Negócios crescem baseados no desempenho dos funcionários de uma empresa. Empresas confiam em seus departamentos de recursos humanos para construir uma força de trabalho que irá dirigir a empresa no futuro. Gestão de recursos humanos envolve recrutar os melhores profissionais, treinar e desenvolver esses profissionais para o futuro. Isso requer que o departamento considere necessidades de negócios atuais e futuras. Empresas que querem implementar a gestão de recursos humanos precisam considerar as vantagens e desvantagens antes de prosseguir.

Gestão de recursos humanos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Pró-ativo e não reativo

A gestão de recursos humanos adota uma abordagem pró-ativa que vai de encontro com as necessidades da empresa, uma vantagem para ela. Com uma abordagem pró-ativa, a empresa antecipa as necessidades futuras, avalia a força de trabalho e determina quais ações tomar para se preparar para o futuro. O departamento de recursos humanos desfruta da capacidade de considerar todos os aspectos e as potenciais implicações de diferentes ações antes de agir. Empresas sem uma gestão de recursos humanos reagem as necessidades dos funcionários sem tempo suficiente para considerar todas as opções.

abordagem pró-ativa (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Desenvolvimento do funcionário

Outra vantagem da gestão de recursos humanos envolve o desenvolvimento do funcionário. Quando o departamento de RH identifica funcionários com potencial para posições de gerência, eles podem implementar ações que irão desenvolver as habilidades em administração deste funcionário. A gestão de recursos humanos permite que a empresa revise a avaliação do desempenho para ver que habilidades faltam e providenciar oportunidades de treinamento para aquele funcionário.

Treinamento (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Mudança de cultura

Uma desvantagem da gestão de recursos humanos é relacionada com o pensamento cultural atual dos funcionários. Muitos deles trabalham da mesma maneira que foram treinados. Esses funcionários aprenderam a desempenhar seu trabalho eficientemente e têm orgulho de suas habilidades. Quando a gestão de recursos humanos decide tomar uma nova abordagem e implementar a gestão de RH, esses funcionários se sentem ameaçados. As habilidades atuais podem não ser transferidas para o novo processo e o funcionário precisaria aprender um novo sistema.

Lidando com um novo sistema (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Grandes investimentos futuros

Uma empresa deve investir tempo e dinheiro na gestão de recursos humanos para se tornar totalmente funcional, uma desvantagem para empresas pequenas. Entender a gestão de recursos humanos requer que o funcionário pesquise uma abordagem alternativa de gestão, avaliando que abordagem se ajusta melhor para a empresa, implementando então o processo. O gestor de RH precisa determinar como o novo processo se ajusta aos funcionários atuais e atribuir novas responsabilidades para cada funcionário. Uma vez que as responsabilidades são distribuídas, cada funcionário precisa aprender um novo papel, o que requer treinamento adicional.

Abordagem alternativa (Todd Warnock/Digital Vision/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article