×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da grama artificial

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A grama artificial é comumente associada a quadras de futebol, mas é possível instalar grama artificial em sua propriedade, se você estiver procurando atingir um aspecto em particular. Há vantagens e desvantagens para a instalação da grama artificial, e antes de fazer o investimento nesse tipo de material, use seu tempo para pesar os prós e contras.

A grama artificial também pode ser instalada em residências (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Tamanho e cor

Quando se escolhe a cor e comprimento da grama artificial, o comprimento permanece o mesmo por muitos anos. De acordo com o site Water Saving Tips, a grama artificial pode durar até 30 anos se for feita a manutenção adequada. Por ser artificial, ela não é propensa a manchas marrons, ervas daninhas ou desgastada por animais e não rasga com roedores ou pássaros. Como não há raízes ou sementes para se alimentarem, esses animais vão abandonando o gramado artificial sozinhos. Essa é apenas uma outra maneira com a qual a relva artificial ajuda a manter o tamanho consistente e cor enquanto durar.

Loading...

Manutenção

A grama artificial não precisa ser roçada, adubada, afiada ou precisa de re-plantio durante a primavera. A manutenção desse tipo de grama consiste em limpá-la uma vez a cada uma ou duas semanas com uma mangueira de água, retirando as ervas daninhas que podem se instalar nas folhas e começar a crescer e tomar a grama para mover o preenchimento ao redor e manter as folhas de pé. De acordo com Water Saving Tips, o enchimento é um material comumente feito de pequenas pelotas de borracha que é preenchido no relvado para ajudar a separar as folhas e mantê-las em pé para dar o relvado uma aparência mais natural. Conforme as pessoas e os animais caminham sobre a grama, o preenchimento se move. Uma vassoura para grama ajuda a espalhá-lo novamente e dar ao gramado um visual renovado.

Calor

De acordo com o site de recursos para esportes da juventude Moms Team, a grama artificial pode chegar a 48 ºC quando a temperatura do ar for de 36 ºC. Em alguns casos, a grama pode ser aproximadamente 22 graus mais quente que a temperatura do ar. Isso pode tornar perigoso andar descalço e praticar esportes sobre o gramado.

Chumbo e zinco

De acordo com o Moms Team, a grama artificial contém níveis potencialmente perigosos de chumbo e zinco que podem representar riscos para pessoas que entram em contato com ela. Para ajudar a compensar o problema, há versões de grama artificial que não usam chumbo. De acordo com um estudo feito pela Connecticut Agricultural Experiment Station em 2007, foi verificado que a borracha utilizada como enchimento na grama artificial lança uma quantidade potencialmente perigosa de zinco, que é liberada no ar e entra no escoamento de água da grama.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...