Vantagens e desvantagens de impressoras a jato de tinta

Escrito por stan mack | Traduzido por guilherme rodrigues
Vantagens e desvantagens de impressoras a jato de tinta
O custo dos cartuchos de tinta crescem ao longo do tempo (ink cartridges image by itsallgood from Fotolia.com)

Impressoras a jato de tinta disparam milhares de gotículas de tinta sobre o papel, criando imagens e textos. A tinta usada pela impressora vem em cartuchos de tinta que são recipientes de plástico rígidos que um usuário poderá substituir quando vazio. O custo de substituição de um cartucho de tinta varia de acordo com o modelo da impressora. Antes de comprar uma nova impressora, pesquise as vantagens e desvantagens de todas as tecnologias de impressão disponíveis que se encaixem em seu orçamento.

Vantagem: boa para pequenos escritórios

Impressoras jato de tinta geralmente são menores do que as impressoras a laser, de modo que você possa economizar um espaço valioso. As impressoras a laser, por outro lado, são mais volumosas. Além disso as impressoras jato de tinta, geralmente, têm um funcionamento mais silencioso do que as impressoras a laser, que tendem a ser barulhentas. Em um pequeno escritório, os recursos da impressora jato de tinta são mais vantajosas.

Vantagem: Menos cara do que as impressoras a laser

Impressoras jato de tinta são muitas vezes mais baratas do que as impressoras a laser. Se você precisar de uma impressora básica que realize tarefas comuns de impressão a um nível razoável de qualidade, uma impressora jato de tinta é provavelmente a melhor escolha.

Vantagem: Alta qualidade de fotos

Impressoras jato de tinta imprimem fotos de alta qualidade que possuem acabamentos profissionais, de acordo com Cnet.com. Ele recomenda que os sérios entusiastas da fotografia comprem uma jato de tinta que imprima fotos para obter melhores resultados de qualidade de imagem. Aqueles que não só desejam boas impressões de fotos, mas também precisam da impressora para trabalhos de escritório, deverão comprar uma impressora jato de tinta multifuncional.

Desvantagem: Cartuchos de tinta caros

Algumas impressoras jato de tinta usam cartuchos de tinta que são caros para substituir. Se você imprimir em lotes, o custo desses cartuchos aumenta. Uma alternativa é recarregar o cartucho por conta própria. Outra é comprar um cartucho de tinta remodelado a partir de uma loja de fornecimentos de informática. Mas esteja ciente de que os fabricantes de jato de tinta, muitas vezes alertam os consumidores que usar qualquer uma destas duas alternativas irá anular a garantia ou danificar sua impressora.

Desvantagem: Cartuchos entupidos

Às vezes, cartuchos de jato de tinta ficam entupidos ou sujos, bloqueando as gotas de tinta, ou imprimindo de forma incorreta. Para corrigir isso, você deverá iniciar um processo de auto-limpeza, que gasta uma generosa quantidade de tinta. Impressoras a laser não têm esse problema.

Desvantagem: manchas

Você não poderá usar todos os tipos de papel com uma jato de tinta. Com o tipo errado de papel, a tinta da impressa poderá manchá-lo e sujar suas mãos ou roupas. Além disso, certos tipos de impressões, como imagens de cores, poderão levar um longo tempo para secar. A umidade também poderá fazer a tinta borrar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível