on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do índice de lucratividade

Atualizado em 22 novembro, 2016

O índice de lucratividade é uma técnica de orçamento de capital que compara o valor presente dos fluxos futuros com a vazão inicial, em termos de relação. O índice é calculado, dividindo-se o valor presente dos fluxos de caixa pelo investimento inicial de um projeto. Aceite projetos com um índice de lucratividade maior que 1 e rejeite aqueles com índices inferiores a 1. Escolha alternativas com maior índice de lucratividade, porque geram um benefício maior por unidade de investimento.

O índice de lucratividade é uma técnica de orçamento de capital que compara o valor presente dos fluxos futuros com a vazão inicial (Pixland/Pixland/Getty Images)

Fácil compreensão

O índice de lucratividade é facilmente compreendido por pessoas com o mínimo de conhecimento em finanças, porque utiliza uma fórmula simples de divisão. Calcular o índice de lucratividade exige apenas o valor do investimento inicial e o valor presente dos fluxos de caixa. A decisão de realizar ou rejeitar um projeto depende da superioridade ou inferioridade do índice de lucratividade em relação a 1.

Loading...

Valor temporal

O cálculo do valor presente dos fluxos de caixa envolve o desconto dos fluxos de caixa pelos custos de oportunidade. Isso leva em consideração o valor temporal do dinheiro. Um real vale mais agora que futuramente, porque ele pode ser investido para a geração de juros. O valor do dinheiro também é afetado pela inflação ao longo do tempo e, portanto, é importante considerar o valor temporal, a fim de fazer investimentos rentáveis.

Comparações incorretas

A principal desvantagem do índice de lucratividade é que ele pode levar a decisões incorretas quando se comparam projetos mutuamente exclusivos. Trata-se de um conjunto de projetos para os quais, no máximo, um será aceito, o mais rentável. As decisões tomadas fora do índice de lucratividade não mostram qual dos projetos mutuamente exclusivos tem uma duração de retorno mais curta. Isso leva a escolher um projeto com duração de retorno mais longa.

Custos estimados de capital

O índice de lucratividade requer que um investidor estime o custo de capital, a fim de calculá-lo. As estimativas podem ser tendenciosas e, portanto, imprecisas. Não existe um procedimento sistemático para determinar o custo de capital de um projeto. As estimativas são baseadas em suposições que podem diferir entre os investidores. Isso pode levar à tomada de decisões inconsistentes quando os pressupostos não são suportados no futuro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...