As vantagens e as desvantagens da inflação

Escrito por michele cooper | Traduzido por tradutor em demand media studios
As vantagens e as desvantagens da inflação
A inflação é medida como um aumento percentual anual dos preços (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

De acordo com o Investopedia.com, "a inflação é definida como um aumento sustentado do nível geral dos preços de bens e serviços". Em outras palavras, o valor do real não permanece estável durante os períodos de inflação e o poder de compra é reduzido. Assim, o seu dinheiro comprará menos de um produto ou serviço. Os economistas têm debatido por muito tempo as causas da inflação, no entanto, a maioria concorda que a inflação pode ser boa e ruim, dependendo da situação.

Inflação antecipada

Muitas vezes, a inflação antecipada sinaliza uma economia em crescimento. Quando a demanda cresce mais rapidamente do que a oferta, os preços aumentam. Para ter a demanda, geralmente você deve ter pessoas dispostas a gastar dinheiro. Esse é um sinal de que a economia está saudável. Além disso, se a inflação for esperada e dentro da razão, então a economia segue o exemplo com pouco efeito negativo. As empresas aumentam as taxas de remuneração, e os bancos reduzem as taxas de juros para manter a boa economia.

Inflação não antecipada

Quando os preços aumentam de forma inesperada e intensamente, estamos diante da inflação não antecipada. Isso faz com que os consumidores com rendimentos fixos interrompam ou abrandem os gastos. A incerteza pode causar a interrupção das contratações por parte das empresas e a redução dos gastos por parte dos consumidores. Além disso, a economia deve absorver o novo preço dos bens e serviços, já que os salários não estão aumentando no mesmo ritmo. A inflação também pode prejudicar produtos nacionais, caso aconteça apenas nos mercados domésticos.

Deflação

A deflação é o oposto da inflação e representa a diminuição dos preços de bens e serviços. Quando os preços caem, as pessoas tendem a adiar as compras, na esperança de que os preços caiam ainda mais. Assim, existe um jogo de espera que prejudica as empresas, os bancos e o crescimento econômico global. A deflação tem sido um problema em relação ao mercado imobiliário, já que as pessoas não compram casas com medo da redução do valor após a compra. Em geral, a população tem medo de gastar dinheiro nas épocas de deflação. Assim, nesses casos, a inflação poderia ser considerada uma coisa boa.

Recessão

Quando a inflação é causada por um crescimento econômico falso ou insustentável que provoca uma explosão, em seguida, pode acontecer a recessão. A recessão ocorre quando o Produto Interno Bruto (PIB) é negativo por dois ou mais trimestres consecutivos. O PIB refere-se a todos os serviços e produtos produzidos por uma nação em um determinado período e um PIB negativo pode levar a mudanças no mercado de ações, ao aumento do desemprego, a queda dos salários e a lucros menores para as empresas. Esse tipo de inflação tem efeitos negativos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível