Vantagens e desvantagens da integração horizontal

Escrito por shilpi singh | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da integração horizontal
Exibição do crescimento de lucros de uma empresa (NA/Photos.com/Getty Images)

Integração horizontal se refere à expansão de negócios no mesmo patamar da cadeia de suprimentos. Esta estratégia é adotada quando as empresas têm sua existência na mesma linha de produto ou mercado. A meta da integração horizontal é consolidar o mercado adquirindo companhias ou se fundindo com outras e explorar o comércio monopolizando a indústria. O fenômeno é também chamado de expansão horizontal porque é uma expansão de uma firma dentro de uma indústria para incrementar sua fatia de mercado para um determinado produto.

Outras pessoas estão lendo

Técnicas de integração horizontal

A integração horizontal pode ser feita ou adquirindo uma companhia ou se fundindo com ela. A aquisição acontece quando uma empresa compra ou adquire outra empresa e se torna a nova dona, enquanto a fusão é uma estratégia na qual duas companhias se fundem uma com a outra sem perder suas identidades individuais para formar uma nova companhia visando uma partilha de participação.

Economias de escala

Economias de escala fornecem vantagens de custo para as empresas através da expansão da produção de seus produtos. Quando os bens são produzidos em quantidades maiores, o custo médio por unidade se reduz, aumentando assim a lucratividade da companhia. Integração horizontal abastece as empresas com maior acesso a diferentes mercados não atingidos, resultando em um aumento de demanda do seu produto. Atingir economias de escala pela integração horizontal pode ajudar a companhia a realizar monopólio de custo e a eliminar a competição do mercado.

Economias de escopo

A integração horizontal ajuda as empresas a realizarem economias de escopo. Economias de escopo fornecem vantagem de custo na produção de dois ou mais produtos. As companhias podem compartilhar recursos comuns a diferentes produtos, removendo assim a redundância de custo. Integrar-se com outra empresa pode aumentar o número de produtos promovidos com o mesmo custo de propaganda e também resulta na redução do custo de distribuição por unidade. A integração horizontal cria sinergias entre as companhias.

Aumentando o poder de mercado

Integrar horizontalmente consolida a indústria e cria monopólio. Isso ajuda as companhias a ganhar poder no mercado, assim como a dominar membros de canais de suprimentos e escoamento em termos de custo e qualidade.

Comércio internacional

Integrar horizontalmente ajuda a companhia a entrar diretamente em mercados estrangeiros. Isso reduz o custo do comércio internacional, permitindo à companhia tanto produzir quanto vender o produto no mercado exterior.

Dominar o mercado

Integrações horizontais consolidam o mercado, permitindo às empresas que adquiram ou se fundam com outras companhias, colocando pequenas companhias fora do negócio. A nova empresa tenta dominar os suprimentos, os pontos de venda e os clientes em termos de preço e qualidade do produto. Os clientes são levados a comprar a preços mais altos devido à indisponibilidade de produtos similares no mercado.

Sinergias erradas

A criação de sinergia é o objetivo principal da integração horizontal. No entanto, às vezes, as empresas deixam de materializar o ganho previsto porque não se concentram adequadamente em criar sinergia corporativa antes da integração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível