×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do leite em pó

Atualizado em 19 julho, 2017

O leite em pó é um produto alimentício feito por meio da retirada de quase toda a umidade do leite líquido. O produto é vendido em pequenas latas, sacos ou caixas na maioria dos supermercados em todo o país. O leite em pó pode ser reconstituído e utilizado como o leite líquido, ou pode ser usado em produtos de padaria, ou para melhorar o sabor de outros ingredientes.

Geralmente, o leite em pó é mais barato e mais versátil do que o leite líquido e pode melhorar o sabor dos ingredientes (Tin image by Paul Sparrow from Fotolia.com)

Versatilidade e durabilidade prolongada

O leite em pó dura muito mais tempo do que o seu homólogo líquido. Em média, o leite fresco dura apenas dezoito dias na geladeira antes de começar a coalhar. Esse coalhar, muitas vezes, resulta em um forte odor e pode afetar o gosto e o cheiro de outros produtos alimentares que contenham o leite. O leite em pó, no entanto, pode durar até dezoito meses. Além disso, ao contrário do leite tradicional, que deve ser guardado no refrigerador e mantido frio em todos os momentos para não deteriorar, o leite em pó pode resistir a variadas temperaturas e condições. O produto pode ser armazenado em prateleiras à temperatura ambiente, e pode resistir a temperaturas elevadas durante períodos mais longos. Embora o leite líquido estrague se deixado em uma sacola de supermercado dentro de um carro quente durante todo o dia, o leite em pó permanecerá inalterado.

Loading...

Benefícios econômicos

O leite em pó é geralmente mais econômico do que o leite líquido. Uma lata de leite em pó é mais barata do que um litro de leite líquido, e rende uma grande quantidade quando misturada em água. Como o produto pesa menos do que o leite líquido e não necessita de refrigeração durante o transporte, o leite em pó é mais econômico para transportar, deixando mais baixos os custos de produção e envio. Como o leite em pó vem em diversas variedades, tais como leitelho, desnatado, integral e variedades sem gordura, é possível usá-lo como substituto para o leite líquido em quase todas as situações.

Sabor único

Muitos consumidores acham que o leite em pó, quando misturado com água, não tem um gosto tão bom ou é tão fresco quanto o leite líquido. No entanto, o leite em pó é frequentemente irreconhecível quando combinado com calda de chocolate ou morango, ou quando usado no café ou no chá, de acordo com o site Wise Geek. Para reduzir as diferenças de textura entre o leite líquido e o leite em pó, misture todo o pó antes da refrigeração. Use o leite em pó em milkshakes, smoothies e bebidas misturadas para minimizar o sabor único do produto e melhorar o gosto dos ingredientes adicionais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...