Vantagens e Desvantagens de Mac e PC

Escrito por james wright | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e Desvantagens de Mac e PC
O "melhor" sistema é aquele que se ajusta melhor às suas necessidades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A batalha entre Mac OS e Windows, encurtada muitas vezes como Mac vs PC, é uma luta constante entre os dois sistemas operacionais mais populares. Suas forças e fraquezas são mencionadas constantemente, o que pode decidir na compra de um ou outro, mas estes argumentos podem ser enviesados. Nenhum sistema é "melhor", tudo depende do que você precisa dele.

Outras pessoas estão lendo

Usabilidade

Muitos dirão que o Windows é o mais fácil de se usar e aprender. Afinal, com um simples botão Iniciar, pode parecer bem fácil de se imergir no sistema e aprender suas operações básicas. No entanto, o Mac OS também tem um design bastante otimizado, no qual os usuários podem achar qualquer coisa em sua máquina com o aplicativo Finder. O Mac também tem vários tutoriais em seu painel de controle para ajudar você a entender o sistema. As versões recentes do Windows, como Vista e 7, mudam muita coisa, portanto, mesmo se você for usuário de longa data, pode achar o sistema confuso em um primeiro momento.

Custo

Os usuários de Windows citam o fato de que computadores com Mac são mais caros de que os com Windows. Baseando-se em custos iniciais, isto é geralmente verdade. No entanto, os Mac têm um custo de manutenção baixo ao longo do tempo, o que quer dizer que os usuários de Windows acabam gastando mais com suas máquias do que um usuário de Mac. Isto não é verdade em todos os casos, então, se você não tem muito dinheiro, você vai querer ficar longe do Mac assim mesmo. Tais custos para o Windows surgem por causa de personalizações e upgrades, mas também são frequentes para reparos e erros.

Compatibilidade

Já que o Windows é o mais usado dos dois, muito mais programas são designados para ele. Há programas alternativos e "gambiarras" para os Mac, como instalar o Windows via Boot Camp ou Parallels, mas isto requer um esforço maior. Você pode também instalar o Wine, uma aplicação na qual você pode rodar programas Windows, mas pode ser complicado para alguns, e pode não funcionar em tudo. O Windows tem a vantagem, pois é mais fácil achar programas para ele.

Personalização

As máquinas Windows são muito mais fáceis de personalizar do que as Mac. Estes são feitos para que a personalização não passe de trocar a RAM, bateria ou disco rígido, e o resto tem que ser feito por um profissional. PCs, por outro lado, são feitos de forma a serem abertos facilmente e, assim, poder trocar tudo, desde a placa de vídeo até a placa-mãe. Por causa disso e de problemas de compatibilidade, as máquinas Windows são as escolhidas por entusiastas de jogos e outros que preferem ter mais controles sobre seus computadores. Isto também traz à tona o argumento de que é possível montar um computador mais poderoso por menos se você escolher o Windows ao invés do Mac.

Segurança

O Windows sofre muito mais ataques de vírus e spyware do que os Mac. Em alguns casos, isto acontece por causa da grande diferença de como seus sistemas são feitos, um vírus Windows não pode afetar um Mac, mas também porque escrever um vírus para o Mac vale menos a pena. Como o Windows tem o maior número de usuários, mais vírus são pensados para ele. No entanto, não importando a razão, os Macs ainda têm menos problemas com vírus e spyware.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível