on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da microfilmagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O microfilme é um tipo de filme baseado em imagens. Existem vários tipos e formas de guarda de microfilmes. Essa mídia é geralmente usada para a preservação de imagens a longo prazo, reconstrução de documentos e armazenamento externo. Como mídia, ele possui vantagens e desvantagens. A opção pelo uso de microfilme dependerá da aplicação e do tempo do documento ou imagem que precisa ser guardado.

Vantagens e desvantagens da microfilmagem (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Resistência e estabilidade

O microfilme é muito mais resistente que o filme tradicional, já que é feito de poliéster em vez de celulose. Portanto, o microfilme se desfaz com menos frequência, sendo que filmes mais finos podem ser usados. O poliéster também é mais estável e não mudará ou reagirá quimicamente com o tempo, umidade ou temperatura.

Loading...

Registros permanentes

O filme de gelatina de prata é usado para imagens com alta qualidade e para aquelas que precisem de um registro permanente. Esse tipo de microfilme possui uma expectativa de vida de 500 anos. Várias vezes uma foto é tirada com o microfilme, como registro permanente, e, então, o original é destruído.

Condições de armazenagem

Vários tipos de microfilme, incluindo o filme vesicular e o filme Diazo, serão danificados quando expostos a elevadas temperaturas e umidade. O elevado calor e pressão danificará as bolhas que criam a imagem no filme vesicular. O microfilme Diazo também apagará se exposto à luz por muito tempo. Portanto, o uso frequente desse microfilme deteriorará a imagem. O armazenamento do microfilme em uma sala com condições ambientais controladas é extremamente importante. Além disso, o microfilme é um dos menores tipos de filme, portanto menos espaço de armazenagem será necessário, em comparação ao armazenamento tradicional, documentos em papel ou fotografias.

Recuperação de dados

Um rolo de microfilme poderá tornar a recuperação de dados desgastante, já que você precisará procurar sequencialmente por todo o rolo. Microfilmes em unidades são preferenciais, já que a informação poderá ser recuperada mais rapidamente. Além disso, um rolo de microfilme poderá ser danificado, caso ele não seja carregado no leitor adequadamente. O microfilme deverá ser passar pela mão até o leitor. Os cartuchos de microfilme possuem alguns problemas iguais ao rolo, apesar de o equipamento de recuperação de dados ser muito mais caro do que o leitor para rolo de microfilme. Uma vantagem desse tipo de recuperação de dados é que você não precisa se preocupar se a tecnologia se tornará obsoleta. O sistema para recuperação de dados de microfilme não mudará com os avanços tecnológicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...