Mais
×

Vantagens e desvantagens da modernização

A modernização é geralmente associada ao desenvolvimento industrial e urbano. Durante o século 20, as cidades cresceram como centros econômicos e culturais e novas tecnologias transformaram quase todos os aspectos da vida. Embora a modernização tenha muitas vantagens, alguns se preocupam com os efeitos de longo prazo que ela tem nos países e nas pessoas.

O desenvolvimento urbano (flashfilm/Photodisc/Getty Images)

Cultura

Por um lado, a modernização encorajou o desenvolvimento de novas formas de expressão criativa, como os filmes e a televisão. Essas formas podem ser facilmente exportadas e vistas em todo o mundo. Porém, a modernização pode causar a perda da cultura. O avanço dos costumes ocidentais fez com que os jovens de países que não são dessa região abandonassem os seus hábitos e valores tradicionais. Até as línguas começam a desaparecer, já que a urbanização leva as pessoas a aprenderem o idioma dominante de um país.

Família ocidental (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Negócios

As novas tecnologias revolucionaram a velocidade e a precisão da produção. Além disso, o crescimento do comércio global permite que os negócios vendam seus produtos em qualquer lugar. Entretanto, a produção em escala mundial pode prejudicar os negócios domésticos quando empresas internacionais oferecem mercadorias com preços mais baixos. A produção de bens em países estrangeiros, onde as leis trabalhistas são mais brandas, leva à exploração, segundo o ponto de vista de algumas pessoas.

Novas tecnologias (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Meio ambiente

Os recursos naturais como madeira, água e petróleo são frequentemente processados na sociedade modernizada, enquanto arranha-céus e fábricas começam a transformar a paisagem. Acredita-se que os problemas ambientais, tais como a mudança climática, sejam o resultado do desenvolvimento e da produção industriais. Contudo, em muitos países mais pobres, a descoberta do petróleo e a adoção das novas tecnologias são bem-vindas pelas oportunidades financeiras que apresentam.

Arranha-céus (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Comunicação e viagem

Novas invenções como telefones, televisões e computadores permitem que as pessoas se comuniquem instantaneamente em qualquer parte do planeta. O aumento nas viagens globais proporciona às pessoas visitas a culturas estrangeiras por motivos profissionais ou para diversão. O contato com os costumes de outros países promove a cooperação internacional, mas também pode resultar em uma perda maior da cultura à medida em que as pessoas começam a adotar hábitos e idiomas estrangeiros aos quais são expostas.

Smartphones (Oleksiy Mark/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article