Mais
×

Vantagens e desvantagens de montar seu próprio computador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Montar seu computador, ao invés de comprar um pronto, pode ser um aprendizado na primeira vez e, às vezes, vale a pena fazer só pela experiência. Se você já sabe como montar um computador, pode querer conhecer as vantagens e desvantagens da atividade, antes de tomar sua decisão.

A placa-mãe determinará o tipo dos outros componentes a ser usado (motherboard image by dinostock from Fotolia.com)

Vantagem: customização

Montar seu próprio computador permite que você utilize os componentes que preferir. Alguns fabricantes permitem que você faça a customização, podendo escolher um conjunto de opções de componentes, mas eles devem ser de fabricantes específicos, os quais a companhia tenha contrato. E também pode levar algum tempo até que a empresa tenha acesso a alguns componentes de ponta. Já montando você mesmo, poderá escolher e ir atrás das peças sozinho. Comprar as peças exatas que deseja também permite que determine a qualidade do sistema inteiro.

Vantagem: atualização

Ao montar seu próprio computador, deve-se saber que poderá atualizar cada peça. Se decidir que ele precisa de mais memória RAM ou uma nova placa de vídeo, já saberá as especificações e exigências da placa-mãe, então só precisará comprar a peça correta e instalar. Já em um computador pré-montado, pode ser difícil saber exatamente os tipos de placas necessárias. Alguns fabricantes também usam partes patenteadas, o que significa que se quiser atualizar uma peça, deverá comprar da marca deles, que geralmente custa mais caro. Mas se montar seu sistema do início, isso nunca será um problema.

Desvantagem: garantia

A falta de garantia de um sistema completo é um dos maiores pontos negativos de montar seu próprio PC. Se um componente queimar e prejudicar outro, poderá ter dificuldades na substituição do segundo. Computadores pré-montados geralmente vêm com uma garantia que cobre o sistema inteiro. Fabricantes e revendedores normalmente têm um vigoroso departamento de atendimento ao cliente, com sistemas para atender rapidamente a reclamações, enquanto os fabricantes de cada peça diferente oferecem um serviço mais fraco.

Desvantagem: tempo e esforço

Se comprar um computador pronto, poderá levá-lo para casa e começar a usar em alguns minutos. Mesmo que encomende um online, quando ele for entregue, basta ligá-lo e usar. Mas quando monta o seu próprio sistema, quase sempre deverá encomendar cada peça, possibilitando a montagem apenas quando os componentes chegarem. Mesmo não sendo uma tarefa extremamente difícil, montar um PC pode levar várias horas, já que você deve encontrar onde todos os parafusos se encaixam.

Vantagem e desvantagem: preço

O custo de montar seu próprio PC pode ser uma vantagem ou não, dependendo do tipo de sistema que deseja. Se o seu objetivo for um sistema básico, talvez saia mais barato comprar um pronto. Os fabricantes têm ótimos contatos com vendedores de componentes básicos, o que quase sempre resulta em um custo muito mais baixo do que você teria, a não ser que compre peças usadas. No entanto, se desejar um sistema de ponta, será mais fácil e barato comprar os componentes separados e montá-los sozinho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article