Casa

Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

Escrito por túlio pires bragança Google
Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

Morar em apartamento tem seus prós e contras

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

A tendência nas grandes cidades do Brasil é a construção de prédios residenciais. A especulação imobiliária e a valorização de áreas centrais das capitais fazem com que casarões sejam destruídos para a construção de grandes edifícios que abrigam centenas de moradores. Muitas pessoas não trocariam a tranquilidade de morar numa casa para morar num apartamento. Já outras, são entusiastas da vida em condomínio e suas facilidades. Confira agora as vantagens e desvantagens de viver em um apartamento na cidade!

Outras pessoas estão lendo

Menor espaço

Uma das desvantagens de se morar em apartamento é o espaço reduzido. Viver num condomínio, na maioria das vezes, significa renunciar a ter uma sala grande, cozinha ampla área de serviço e um quintal para as crianças brincarem. Os apartamentos novos acabam unindo ambientes e cômodos, otimizando ao máximo o espaço construído. A área de serviço, em muitos projetos, é conjugada com a cozinha e, às vezes, se resume aos espaços do tanque e da máquina de lavar. Os quartos também costumam ser bem pequenos. Em alguns apartamentos populares é uma tarefa quase impossível abrir a porta do armário sem encostar na cama de casal, o que exige do morador muita criatividade na hora de distribuir os móveis.

Área de lazer completa

Piscina, churrasqueira, parquinho para crianças, campo de futebol, academia e sauna. É muito comum os condomínios terem um ou mais desses itens em sua estrutura. O prédio acaba se tornando um pequeno bairro, utilizado pelos moradores para seus diversos momentos de lazer. Os custos de manutenção dessas áreas acabam sendo baixos, já que são divididos mensalmente entre todos os condôminos. Quando se mora em uma casa, dificilmente é possível ter toda essa estrutura, já que o morador tem de arcar com todas as despesas sozinho.

Menor privacidade

Quem decide morar num prédio deve ter consciência de que sua privacidade será muito menor se comparada a de uma casa. Como os apartamentos são conjugados uns aos outros, muitas vezes tendo paredes finas para economizar nos valores das obras, os moradores podem ouvir tudo que acontece na casa do vizinho. Em muitos casos, gritos, discussões, choros, sons de videogame, partidas de futebol e outros ruídos podem ser escutados. Pare evitar esses constrangimentos, é preciso que todos respeitem as regras do condomínio. Além disso, dependendo da construção do prédio, janelas de apartamentos diferentes ficam de frente uma para a outra, possibilitando que se veja o que acontece na residência vizinha.

Mais segurança

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Uma das grandes vantagens de morar num apartamento é a segurança. Os condomínios mais modernos possuem portaria 24 horas, câmeras, elevadores com sensor e senhas exclusivas dos moradores. Como o gasto e a manutenção desses serviços acabam sendo divididos pelos moradores do prédio, o valor a ser pago individualmente acaba sendo menor. Uma estrutura como essa teria um custo alto e inviável para a maioria dos moradores de casas. Outro ponto positivo é que nos edifícios existe sempre movimentação de pessoas. No caso de viagem, por exemplo, os donos podem ficar tranquilos em deixar o apartamento, pois as chances de invasão são bem menores.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media