Vantagens e desvantagens de se usar notebooks

Escrito por neal jansons | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de se usar notebooks
Laptops são convenientes, mas têm desvantagens em relação aos desktops. (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Laptops, apesar de mais caros que computadores convencionais, estão mais presentes na nossa vida e muitos já o estabeleceram como seu computador principal. Devido a sua portabilidade, acessibilidade e baixo consumo de energia, o laptop consegue cobrir necessidades pessoais, profissionais e acadêmicas. Desktops, no entanto, ainda têm muitos adeptos, pela sua facilidade de serem configurados e atualizados, melhor desempenho e maior facilidade de conserto. Usuários de laptops também têm uma preocupação adicional com defeitos e segurança.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Laptops vêm em diferentes configurações e têm a mesma variedade de performance geral de um desktop. A maioria das peças de um laptop, como o processador, placa-mãe, placa de vídeo e disco rígido são diferentes de um computador convencional, por terem componentes menores e capazes de fazer as mesmas funções com menos espaço e energia. Isso faz com que laptops sejam mais caros do que um desktop com a mesma configuração por conta do gasto maior de fabricação.

Preços

Três fatores afetam o preço de um laptop: especificações, peso e tamanho da tela. Especificações incluem a velocidade do processador e o número de núcleos, a quantidade e frequência da RAM e espaço de armazenamento. Quanto maiores os números, melhor a performance e maior o preço. Laptops mais leves e finos são ainda mais caros e o preço sobre também junto com o tamanho da tela. Em outro extremo, temos os netbooks, uma variedade mais barata de laptop, usada apenas para necessidades básicas, como internet e documentos. Eles têm pouca memória, pouco armazenamento, não rodam muito rápido e têm telas pequenas. Mesmo assim, netbooks estão ganhando popularidade, por serem mais baratos e mais portáteis do que os laptops.

Vantagens

Laptops são muito mais portáteis do que desktops e têm mais portas acessíveis, sendo perfeito para estudantes e profissionais em trânsito, que precisam de um computador portátil quando precisam criar uma apresentação, compartilhar arquivos ou acessar internet ou email longe de casa. Laptops exigem menos espaço e energia que desktops para realizar o mesmo trabalho. Você também não precisa de periféricos como mouse, teclado e monitor, já que eles fazem parte do laptop. Mas isso não impede que você conecte um destes periféricos ou mesmo a uma televisão.

Desvantagens

Laptops são mais difíceis de se consertar, melhorar ou modificar por causa de seu design fechado. Substituir discos rígidos e memórias RAM é mais fácil, porque geralmente estes itens são mais acessíveis, mas é mais difícil trocar o processador, a placa-mãe ou a placa de vídeo. Além disso, enquanto que em um desktop as configurações são quase infinitas, nos laptops elas são limitadas pelos fabricantes. Alguns programas podem ser incompatíveis com laptops e instalar sistemas operacionais diferentes daqueles que vêm com os laptops podem causar incompatibilidades.

Considerações

Privacidade é sempre um problema quando se trata de computadores, mas em laptops a vulnerabilidade é maior. Para proteger seus dados, existem funções como travas com identificadores de digital, criptografia reforçada e controle remoto, mas tenha em mente que não há proteção perfeita. Se você vai sair de casa com seu laptop, lembre-se sempre de criar uma conta com senha para proteger seus dados. E tenha cuidado com redes sem fio desprotegidas, pois elas facilitam que pessoas com más intenções possam acessar seus dados pessoais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível