on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens dos objetivos no plano de ensino

Atualizado em 11 abril, 2017

Os objetivos podem orientar educadores e alunos a trilhar um caminho em busca de uma educação de excelência, no entanto, também existem algumas desvantagens quando se trata desses objetivos como sendo uma luz no fim do túnel. Muitos professores sentem-se sufocados por alguns objetivos, ou até mesmo confusos sobre o seu propósito. Independente disso, não há dúvida de que detalhar os objetivos nos plano de ensino é uma tarefa que chegou para ficar.

Os objetivos ajudam a atribuir metas às suas aulas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Vantagem — determinar metas

Uma vantagem de ter objetivos no plano de ensino é que eles estabeleces uma meta para professores e alunos. Todos os envolvidos sabem o que precisam fazer. Isso é diferente de uma situação em sala de aula onde os alunos esperam apenas aprender sobre Ernest Hemingway ou entender a fórmula de Báskara. Em vez disso, o aluno sabe que deve comparar Hemingway com F. Scott Fitzgerald ou resolver alguns problemas usando a fórmula de Báskara. Os professores também sabem disso, e sabem exatamente quais tarefas devem ser ensinadas aos alunos.

Loading...

Vantagem — objetivos são mensuráveis

Os objetivos permitem que os alunos consigam mensurar suas tarefas. Independente do tipo de tarefa que eles devem completar, ela pode ser facilmente avaliada. Se a avaliação está abaixo da média, haverá uma forma clara para que o desempenho possa ser melhorado. Ao retornar para a execução da tarefa, será fácil perceber se eles dominaram com sucesso o objetivo ou não. Os alunos apreciam ter um objetivo para alcançar ao invés de simplesmente receber um depósito de informações.

Vantagem — abordando diferentes níveis de aprendizagem

Usar objetivos permite que os professores lidem com os diferentes níveis de aprendizagem como demonstrado na Taxonomia de Bloom (ver referência 1). Ao invés de simplesmente falar sobre um assunto em profundidade, o professor pode decidir se ele quer que os alunos simplesmente identifiquem ou recordem informações passadas posteriormente, ou se pretende tentar algo mais avançado, como aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula para um problema específico ou analisar uma situação hipotética para propor soluções.

Desvantagem — objetivos sufocam

Alguns professores se sentem sufocados por objetivos específicos ou sentem que podem não ter uma tarefa adequada para cada assunto. Ler poesia em voz alta para uma sala de aula pode ter valor além do esperado independente se os alunos têm uma tarefa específica para realizar enquanto ouvem, ou no caso do objetivo não puder ser visível ou mensurável.

Desvantagem — objetivos imperfeitos

Outros ainda se queixam de que não há objetivos suficientes ou que eles não são tão específicos quanto deveriam. Essas queixas sugerem que o problema não está na utilização de objetivos, mas sim nas falhas inerentes a eles.

Desvantagem — objetivos insuficientes

A lista de objetivos nunca pode abranger tudo o que alguém tem a ensinar. Mas alguns professores, na hora de preparar-se para testes padronizados, podem simplesmente ensinar o que é encontrado nos objetivos e, em seguida, seguir em frente. Eles nunca tentarão enriquecer a aprendizagem do aluno com tudo o que podem para ensinar sobre um determinado assunto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...