Vantagens e desvantagens de ofertas e promoções

Escrito por alexander sam | Traduzido por eduardo marcal
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Vantagens e desvantagens de ofertas e promoções
O delicado equilíbrio de oferecer promoções e ofertas (i love sales image by Wolfgang Kraus from Fotolia.com)

Ofertas e promoções são aspectos chave para empresários que desejam aumentar as vendas e o interesse do público pela companhia. Quando usadas moderadamente e com planejamento cuidadoso, as promoções podem aumentar as vendas mesmo depois que as ofertas terminarem. Já quando elas são usadas com muita frequência, a excitação e a urgência que elas evocam desaparece.

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Vantagem: Criar urgência

Promoções chamam a atenção para um produto ou serviço em particular que estiver sendo oferecido. Elas destacam uma empresa dos competidores através do preço. Dryden Sales explica que, quando as ofertas estão disponíveis por um tempo limitado, elas criam uma sensação de urgência entre os consumidores porque eles devem agir antes que a promoção acabe. Como resultado, a oferta por tempo limitado reduz o tempo que os compradores têm para pensar sobre o produto. Na maioria dos casos, eles deixarão de comparar as alternativas e comprarão o item ou serviço exposto.

Vantagem: Mantém o negócio fluindo

Manter o estoque fluindo entre os distribuidores e revendedores é uma vantagem das promoções; isso é válido tanto para produtos que têm uma certa vida útil quanto para itens não perecíveis. Para o negócio, significa que o estoque está sendo reposto regularmente com produtos que foram recentemente manufaturados. Isso também encoraja distribuidores a comprarem mais dos itens e garante que eles terão remessas adequadas, explica Dryden Sales. Regularmente, distribuidores compram produtos de acordo com a quantidade que eles vendem. Se as vendas de um produto estiverem particularmente lentas, os distribuidores têm menor tendência de comprar esse item regularmente; logo, o potencial para esse produto esgotar é maior.

Desvantagem: Mensagem mal entendida

Na maioria das promoções, o distribuidor ou o dono do negócio que está oferecendo o produto não está lucrando tanto como antes. Esse é um risco calculado, mas o empresário precisa planejar e conduzir com cuidado a ação para ela ser realmente eficaz. Ofertas são normalmente divulgadas para informar os clientes de promoções especiais e, se houver uma discrepância entre o que a propaganda e a oferta real, será malvisto pelo público, explica o Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong. Revendedores e distribuidores devem garantir que qualquer promoção que estiver sendo divulgada seja honrada ou a oferta especial será usada contra a companhia, provavelmente destruindo a reputação da mesma.

Desvantagem: Sensibilidade do preço

Promoções são desvantajosas para as vendas quando elas são oferecidas muito regularmente. A chave para fazê-las corretamente é oferecê-las de maneira irregular, pegando o cliente com a guarda baixa e despreparado. Se forem oferecidas com muita frequência, criam uma sensibilidade de preço entre os clientes. Dryden define a sensibilidade do preço como sendo a espera intencional dos consumidores para comprar produtos apenas quando eles estiverem no seu preço promocional, ao invés de comprar no preço de revenda normal. O resultado é que o lucro reduz.

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