×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do paisagismo

Atualizado em 17 abril, 2017

As vantagens e desvantagens do paisagismo dependem muito do tipo de paisagismo que está sendo proposto e para quem. Um design natural e rústico de paisagem basicamente cuida de si mesmo, enquanto um gramado verde tipicamente suburbano requer um pouco de manutenção. Algumas pessoas buscam o paisagismo, enquanto outras detestam. Esses fatores e muito mais devem ser considerados quando você for pesar suas opções.

O trabalho de paisagismo é uma experiência positiva e saudável para muitas pessoas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vantagens em valor

Na preparação de casas à venda, ainda no estágio inicial, é recomendado por profissionais que as condições de paisagismo existentes sejam enfeitadas com pelo menos alguns retoques. Melhorar a sua propriedade vai ajudar a imagem da vizinhança, bem como aumentar o valor avaliado da sua casa e valor de revenda.

Loading...

Vantagens na saúde

Estudos mostram que os escritórios mantêm mais funcionários e as pessoas se recuperam mais rapidamente nos hospitais quando há paisagismo de qualidade. Outras vantagens para o paisagismo são mais subjetivas. O benefício psicológico de caminhar por um jardim bonito e bem conservado é difícil de quantificar. Algumas pessoas gostam de jardinagem e paisagismo como um hobby, para o exercício ou simplesmente como uma desculpa para tomar um pouco de ar fresco.

Desvantagens de tempo

Colocar toda a responsabilidade do paisagismo nas mãos de um paisagista profissional pode economizar tempo. Mas por outro lado, o processo de concepção e instalação profissional pode ser um grande comprometimento e pode exigir um longo período de tempo para se completar. Um estilo elaborado e clássico acabará por exigir muita manutenção e tempo. Antes de se comprometer, pergunte: "Quem vai fazer a manutenção e quanto tempo vai demorar?".

Desvantagens de custo

Quando uma casa é construída em uma área arborizada, o caminho mais barato é deixar o ambiente e quintal em uma condição natural, sem um gramado. Optar por um gramado novo pode ser visto como uma vantagem para alguns, mas para os próximos que vierem morar na casa, pode ser considerado um custo desnecessário e dor de cabeça com manutenção.

Considerações ambientais

Plantar árvores, arbustos e ervas selvagens é geralmente vantajoso para o meio ambiente. Alguns paisagismos, no entanto, podem ser prejudiciais para o ambiente. O excesso de escoamento de água e o uso de produtos químicos fortes são evitados por designers de paisagismo verde, também conhecido como paisagismo sustentável. Jardins com telhado, casas subterrâneas e algumas árvores estratégicas para sombra no verão são considerados práticas ambientalmente úteis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...