×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de uma panela elétrica de arroz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tradicionalmente, as pessoas cozinham o arroz em água fervente usando um fogão ou até uma fogueira. As panelas elétricas de arroz são aparelhos eletrodomésticos que têm o objetivo de cuidar de todo o preparo, tornando o processo de fazer arroz mais fácil. Comparada com a maneira tradicional de fazer arroz, as panelas elétricas oferecem vantagens e desvantagens. Qualquer pessoa que esteja considerando comprar um destes aparelhos deve considerar os prós e contras antes da compra.

Independentemente da forma de cozinhar o arroz, seja com uma panela ou com uma panela elétrica, o arroz terá o mesmo sabor (rice image by alri from Fotolia.com)

Aquecimento

Quando você cozinha o arroz no fogão, não existe uma boa maneira de mantê-lo aquecido até a hora de servir. A única opção é adicionar um pouco de água e requentar o arroz, mas isso pode resultar em um arroz empapado. A maioria das panelas elétricas de arroz têm uma função para manter o arroz quente, sem a necessidade de adicionar água. Modelos mais modernos conseguem manter o calor por várias horas, o que aumenta a flexibilidade de como você prepara suas refeições.

Loading...

Ressecamento

Mesmo que as panelas elétricas consigam manter o arroz quente, elas podem ressecá-lo, principalmente se essa função ficar ligada por muito tempo. Isso pode fazer com que o arroz fique menos atraente e pode mudar a consistência do seu prato. Para algumas receitas isso não é um problema, como as sopas, já que elas podem reidratar o arroz.

Desligamento automático

A maioria das panelas elétricas possui sensores que detectam o peso e a umidade do arroz. Esses sensores são conectados a circuitos da panela, fazendo com que, quando o arroz estiver pronto, ela desligue ou entre na função de aquecimento. Isso significa que você pode ligar a panela e praticamente se esquecer dela.

Manuais complicados

As panelas elétricas, apesar de serem eletrodomésticos, são também aparelhos sofisticados e com certa tecnologia, capazes de ter diversas funções. Diferente de uma panela comum, a panela elétrica pode ter um manual complicado de entender, não sendo possível usar as suas funções da forma desejada. Esse tipo de panela pode exigir um bom tempo para aprender a usá-lo corretamente.

Versatilidade

Exceto os modelos mais simples e baratos, as panelas elétricas podem vir com bandejas ou tigelas especiais para cozimento no vapor. Assim não há necessidade de comprar essas peças separadamente para preparar alimentos como legumes no vapor.

Espaço na pia

As panelas elétricas foram desenvolvidas para ficarem conectadas na tomada, o que pode ocupar espaço na pia. Dependendo do seu ponto de vista, isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. A panela elétrica deixará uma boca do fogão livre, abrindo espaço para outras panelas, mas você terá menos espaço para preparar sua comida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...