As vantagens e desvantagens de se permitir o uso de celulares nas escolas

Escrito por gregory hamel | Traduzido por rafael mendes
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Telefones celulares estão se tornando cada vez mais comuns nas escolas. O uso desses aparelhos pelos alunos é, muitas vezes, considerado um problema pelos pais e professores, o que leva muitas instituições a banir completamente o seu uso. Enquanto existem inúmeras desvantagens significantivas em se permitir celulares nas escolas, há também algumas razões legítimas para que se permita o seu uso.

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Distração

Talvez, a maior desvantagem em se permitir telefones celulares nas escolas é que os mesmos podem se tornar uma distração constante para os alunos. Se por um lado é fácil para os professores identificar e repreender alunos que conversam em sala de aula, o envio de torpedos é mais difícil de se punir, pois são silenciosos e os aparelhos podem ser escondidos sob as mesas. Mesmo que os professores não permitam celulares em suas aulas, os alunos podem se distrair ao receber ligações ou mensagens e o toque ou a vibração dos aparelhos podem atrapalhar a aula.

Uma outra desvantagem em se permitir o uso de celulares é que podem ser usados para colar durante as provas. Um aluno pode receber mensagens silenciosas de algum amigo que já tenha feito a atividade.

Comunicação com os pais

Um dos benefícios de se permitir celulares nas escolas é que isso viabiliza aos pais se comunicarem com seus filhos a qualquer momento. No passado, os pais não sabiam onde os filhos estavam até que chegassem em casa. Com o celular, podem checar se tudo está bem e providenciar transporte ou transmitir informações importantes, se necessário.

Emergências

Aparelhos celulares podem ser ferramentas inestimáveis em situações de emergência. Por exemplo, se um aluno se machuca gravemente ou há uma situação crítica, o celular pode permitir que os alunos contatem as autoridades em busca de ajuda. Isso pode ser especialmente importante para alunos que dirigem até a escola.

Por outro lado, os celulares podem ter algumas desvantagens em situações de emergência. É possível que o uso em massa dos aparelhos durante uma emergência sobrecarregue os sistemas. Os celulares podem ser usados também para que alguns alunos criem falsas emergências numa tentativa de sair da sala de aula.

Impondo regras

A proibição dos celulares apresenta um problema de executoriedade. Mesmo que uma escola ou uma determinada classe não permita o uso dos aparelhos, os alunos talvez ignorem as regras e não é fácil descobrir os usuários. Mesmo que eles sejam pegos, impor regras leva tempo e cria uma distração por si só. Alguns acham que seria melhor permitir que os alunos que queiram se distrair enviando torpedos que o façam. Talvez, seria melhor do que forçar toda a classe a esperar enquanto esse aluno é repreendido pelo professor.

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