Mais
×

As vantagens e desvantagens da pesquisa online e em bibliotecas

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver fazendo uma tarefa escolar, você talvez esteja pensando se você pode fazer toda sua pesquisa online na internet ou offline na biblioteca. Na maioria dos casos, é melhor usar ambos métodos para sua pesquisa, sendo que cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Trabalhos de escola (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Vantagens da pesquisa online

A maior vantagem em fazer sua pesquisa online é a acessibilidade imediata de informação. Você precisará de acesso a bancos de informação sobre o tema de sua pesquisa. Por exemplo, educadores podem acessar centros de recurso de aprendizagem (CRA), enquanto alguém fazendo uma pesquisa de ciência pode ir a sites sobre ciência. Ambos os dados têm uma ampla variedade de de artigos de profissionais e jornais escolares. Há muitos outros depósitos de artigos disponíveis. Pesquisa online também pode dar aos pesquisadores a vantagem de serem capazes de seguir um pressentimento e checarem informações espontaneamente, a informação pode ser verificada após ou descartada ao ser pesquisada quando pesquisada a fundo.

Desvantagens de pesquisa online

Embora pesquisadores possam achar alguns artigos acadêmicos de graça, tipicamente, há custos para acessar banco de dados e artigos de jornais escolares. O preço pode ser elevado, talvez tanto quanto R$ 85,00 para fazer o download de um artigo.

A pesquisa geral conduzida fora do campo profissional de jornais pode ser incerta, os pesquisadores normalmente encontram fontes secundárias que copiaram incorretamente informação da fonte original ou "informação" que é baseada na opinião, não evidencia. Pesquisadores devem ser muito cautelosos ao fazer uma pesquisa online, já que o potencial para encontrar estatísticas incorretas e outras informações falsas é alto.

Ponderando sobre as fontes (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Vantagens da pesquisa em biblioteca

A melhor pesquisa é conduzida usando fontes principais sempre que possível. Bibliotecas normalmente tem fontes principais valiosas tais como diários, jornais e mapas. Comparativamente algumas fontes principais estão na internet comparado com o que está disponível em biblioteca.

Bibliotecas também oferecem ajuda profissional aos pesquisadores. Se você estiver tendo dificuldades em localizar o que você precisa para sua pesquisa, um bibliotecário efetivo pode lhe ajudar a encontrar -- se não for em uma biblioteca particular, então pode ser em uma pública.

As bibliotecas normalmente oferecem banco de dados que seus clientes podem usar de graça. Se você não quer pagar por uma assinatura cara a um banco de dados ou pagar por artigo baixado, a biblioteca lhe economizará uma quantia significativa de dinheiro.

Desvantagens da pesquisa em bibliotecas

Comparada a downloads rápidos de artigos relevantes em sites online, a pesquisa em biblioteca pode ser demorada. Muitas bibliotecas são muito grandes, e você pode gastar um pouco de tempo indo de andar em andar procurando o que você precisa. Se você está procurando em jornais por um material para ajudar sua pesquisa, você pode ficar sentado em frente de uma maquina de microfilmagem por horas.

Embora bibliotecas publicas são uma dádiva para pesquisadores, podem levar de duas a três semanas para você conseguir o material que precisa. Você precisará ser paciente e arranjar tempo suficiente para sua pesquisa se você planeja usar muito uma biblioteca .

Bibliotecas também podem ter material faltando das prateleiras, seja por motivos de checagem, deslocação ou perda.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article