×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de um projeto de coleta de água da chuva

Atualizado em 17 abril, 2017

A coleta de água da chuva é um processo que remonta aos tempos antigos. Ela emprega telhados de edifícios e outras superfícies feitas pelo homem para captar e redirecionar a água em recipientes de retenção. A água pode ser usada para irrigação e consumo de animais e pessoas. Hoje, os movimentos verdes e de "volta à terra" trouxeram de volta a coleta de água da chuva e ela está tornando-se mais popular do que nunca. Os modernos projetos de coleta de água da chuva normalmente utilizam as calhas das casas para movimentar a água para cisternas. A água é filtrada e depois usada na casa e jardins.

Os custos de irrigação de um jardim podem reduzir significativamente com um projeto de coleta de água da chuva (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Vantagem: baixa manutenção

Uma razão para que tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento procurem os sistemas de coleta de água da chuva é a quantidade relativamente pequena de manutenção necessária para a obtenção de água gratuita para beber e para uso doméstico. É necessária a limpeza anual da calha e da tubulação bem como do tanque. Isso normalmente se limita à remoção de folhas, sujeira e outros resíduos antes da estação principal de chuvas. Os filtros precisam ser inspecionados a cada três meses ou mais e os tanques devem ser monitorados para detecção de rachaduras. Essas tarefas de baixo custo são simples de serem realizadas pelas pessoas médias com habilidades mínimas.

Loading...

Desvantagem: chuva imprevisível

Geralmente é difícil prever as chuvas e normalmente elas vêm e vão. Esta é a principal desvantagem da coleta de água da chuva. A não ser que grandes tanques de armazenamento sejam usados, pode ser difícil armazenar água suficiente para enfrentar os períodos de seca. Se uma área tem precipitações limitadas, pode não ser recomendável depender da coleta de água da chuva para todas as necessidades.

Vantagem: amigável ao meio ambiente

A sustentabilidade é uma razão para a coleta de água da chuva ter-se tornado mais popular nos últimos anos. É uma maneira ambientalmente responsável para plantas de paisagismo, jardins e gramados. A presença de projetos de coleta de água da chuva ajuda a limitar a erosão do solo, o escoamento superficial de chuvas torrenciais, bem como a contaminação da água de superfície. É uma etapa da autossuficiência local, reduzindo a necessidade de importar água de fontes externas insustentáveis. Além disso, dá às pessoas uma lição completa sobre uso e conservação de água, já que elas podem ver simplesmente a quantidade de água que o clima local produz.

Desvantagem: custo

O custo é um fator que desacelera a proliferação dos projetos de coleta de água da chuva, dependendo do tamanho do sistema e do nível da tecnologia. Como os painéis solares, as instalações de projetos de coleta de água da chuva acabam compensando seu custo, mas isso pode levar de 10 a 20 anos, dependendo do sistema das chuvas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...