Tecnologia

Vantagens e desvantagens de rádio via Internet

Escrito por matt koble | Traduzido por sabine capello
Vantagens e desvantagens de rádio via Internet

Ah, os dias de antigamente

radio image by Claudio Calcagno from Fotolia.com

A internet tem conectado pessoas de maneiras que até então eram inimagináveis. De comércio eletrônico a encontros online, as pessoas descobriram maneiras de fazer quase tudo virtualmente. Com o rádio não foi diferente. Algumas pessoas devem lembrar da época em que as estações de rádio locais eram aquelas poucas, quer gostassem ou não. Graças à Internet esses dias acabaram. Mas quais são as vantagens e desvantagens do rádio via Internet?

Vantagem: opções

Uma das maiores e mais óbvias vantagens do rádio via Internet são as vastas opções que se tem ao escolher o que se quer ouvir. Além das grandes estações de rádio online, com a Internet, tornaram-se mais fáceis as transmissões de baixo orçamento para dar início a programações e essas serem distribuídas por estações menos conhecidas. Das estações às quais você está habituado até outras que apresentam qualquer assunto que você possa imaginar, é possível encontrar na Internet.

Desvantagem: opções

Não, você não leu o título errado. Ironicamente a vantagem anteriormente apresentada é uma faca de dois gumes, pois também oferece uma das maiores desvantagens de rádio via Internet. Se você tem um programa de rádio específico em mente quando ouve rádio via Internet, não há problema, mas se você quiser encontrar algo novo, pode ser que precise garimpar programações que não sejam do seu interesse. Mesmo que pareça rude desrespeitar alguém que dedicou tempo, esforço e investiu dinheiro para proporcionar entretenimento e informação para as pessoas, algumas são simplesmente melhores do que as outras. Pode ser bem demorado encontrar um programa do qual você realmente goste na Internet quando se leva em conta quantas pessoas, companhias e indústrias estão transmitindo programações pela Internet.

Vantagem: custo e facilidade

Quando se fala em transmissão, o rádio via Internet tem uma série de vantagens importantes que podem o tornar uma escolha mais desejável do que o rádio comum. É mais barato produzir um programa de rádio na Internet, pois as únicas necessidades reais são um microfone decente, um computador com "thelinternet" e algum material de programação. Existem canais onde você pode adicionar o seu próprio programa gratuitamente por uma ou duas horas, caso já tenha seu próprio material, já que você não vai ganhar muito dinheiro, pelo menos no princípio, o que pode mudar se você adicionar publicidade à estação. O rádio tem a possibilidade de continuar gratuito devido aos comerciais. Essa é a forma pela qual os programas de rádio obtém a maior parte de sua renda; caso você angarie ouvintes, também poderá ganhar dinheiro vendendo publicidade em seu próprio programa de rádio.

Desvantagem: quedas de Internet

A Internet não é perfeita; de modo algum. Todos nós já passamos por interrupções na Internet. Independentemente do quanto se paga pelo serviço, ele ainda assim pode cair. Isso significa que o rádio via Internet é tão confiável quanto sua conexão à Internet.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media