As vantagens e desvantagens da recompra de suas ações

Escrito por dennis hartman | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens e desvantagens da recompra de suas ações
Entenda as vantagens e desvantagens da recompra de suas ações (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O mercado de ações envolve diferentes tipos de compradores, incluindo as empresas de investimento, os indivíduos e as próprias empresas. Quando uma empresa opta por comprar partes de suas próprias ações no mercado aberto, ela é conhecida como uma recompra. Esta prática pode ter um lado negativo para os donos e investidores, mas quando a administração usa uma recompra estrategicamente, pode ajudar o plano da empresa para o futuro e fortalecer suas finanças.

Outras pessoas estão lendo

Custo

O maior inconveniente para uma empresa que compra de volta suas próprias ações é o custo. A fim de comprar de volta ações suficientes para ter um impacto significativo, a empresa já deve ter uma reserva de dinheiro grande. Assim que a empresa tiver o dinheiro necessário, deve investir em um plano, para determinar se uma recompra de ações é uma decisão financeiramente responsável. Por fim, a empresa deve gastar o dinheiro em suas próprias ações, ao invés de gastá-lo em outro lugar, como investir em expansão, recursos humanos ou pagar as dívidas.

Aumento de lucro por ação

Uma métrica que analistas econômicos usam para medir o desempenho de uma empresa é o lucro por ação. Este representa a receita da empresa, dividida pelo número de ações. No entanto, isso só leva em conta o número de ações que estão em poder do público, ações que a própria empresa possui não estão inclusos. Isto significa que quando uma empresa comprar de volta as ações, mesmo que sua receita continue plana, verá um aumento no lucro por ação, tornando-a mais atrativa para os investidores. Comprar de volta ações também ajuda a compensar a tendência oposta de diluição de ações, que acontece quando a empresa cria novas ações para oferecer aos funcionários, como benefícios de opções de ações.

Efeitos a curto prazo

Dependendo de como a empresa administra uma recompra, talvez só tenha um impacto de curto prazo sobre os preços das ações. Optar por ações adicionais para os empregados, uma incapacidade de investir internamente, devido ao dinheiro gasto na recompra e uma onda temporária de maior interesse por parte dos investidores, pode contribuir para um aumento insustentável da recompra. Caso faça as ações que comprou de volta disponíveis novamente, liberando-as para o mercado aberto, estará propenso a perder dinheiro, assim como qualquer investidor de ações faz ao comprar em alta e vender em baixa.

Preparação para aquisições

Sua empresa pode usar a recompra de ações para se preparar para uma aquisição. Caso tenha como alvo uma pequena empresa que pretende adquirir, provavelmente será preciso de partes de suas próprias ações para oferecer, em troca de ações da propriedade de outra empresa. Mesmo que não acabe entregando todas as ações de recompra, será possível usá-las como instrumento de barganha, e permitir que a recompra sirva como sinal de que sua empresa é séria sobre a conclusão do negócio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível