Mais
×

As vantagens e desvantagens de uma rede virtual privada

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma "virtual private network" (rede virtual privada) é uma rede privada funcionando em uma rede pública. É a extensão de uma rede privada que incorpora links para uma rede pública. Permite que você se comunique com computadores um uma rede pública utilizando uma conexão privada. Empresas ou organizações estão adotando VPNs (Virtual Private Network) para garantir a segurança da Internet. Informação transmitida em um VPN está criptografada. VPNs oferecem diversas vantagens como baixo custo e escalabilidade. No entanto, também existem desvantagens na utilização de VPNs.

Uma rede segura pode ser aproveitada pelas pesas via um VPN, mas também existem desvantagens (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Custo reduzido

Com a implementação de VPNs, sua empresa pode economizar um valor substancial de dinheiro. Para implementar uma rede privada, tradicionalmente, é necessário pagar por uma maior capacidade da rede aos provedores. Isto é caro para a maioria das empresas. Com redes virtuais privadas, você apenas utiliza a rede pública para fazer conexões privadas pelo seu provedor de banda larga.

Escalabilidade da rede VPN

O custo para construção de uma rede privada é alto e aumenta se a sua empresa expandir. VPNs eliminam o problema de escalabilidde ao utilizar a capacidade de uma rede pública. É ainda mais interessante para conexões remotas e internacionais nas quais uma VPN oferece serviços de qualidade.

Problemas de segurança

VPNs garantem conexões seguras mas é relativa ao invés de absoluta já que a informação da VPN é transmitida por redes públicas. Mesmo existindo técnicas diferentes para garantir segurança, os dados transmitidos ainda estão vulneráveis à intrusões. Um bom entendimento sobre segurança relacionada aos problemas de redes públicas como ataques e vírus é necessário. Um instalação cuidadosa da VPN garante proteção adequada em redes públicas.

Menos banda

Outro problema principal da VPN é uma banda insuficiente. Quanto mais usuários de uma conexão de VPN, menos banda sobra para o usuário individual. Alguns provedores de VPN garantem mais banda mas com um custo muito maior.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article