Vantagens e desvantagens das redes sociais online

Escrito por robert vaux | Traduzido por david henrique pires ferraz
Vantagens e desvantagens das redes sociais online
Mídia social em telefone celular (Bethany Clarke/Getty Images News/Getty Images)

Os serviços de redes sociais como o Facebook e o Twitter têm revolucionado a maneira de interação entre as pessoas. Elas fornecem acesso instantâneo a diferentes grupos e indivíduos, permitindo que as pessoas interajam umas com as outras independente de localização geológica ou fuso horário. Além das aplicações pessoais, elas também servem como forma de conectar empresas com clientes potenciais. Mesmo que as redes sociais ofereçam vantagens consideráveis (parte da razão pela qual se tornaram tão populares), elas também têm algumas desvantagens significantes, que os usuários em potencial devem conhecer antes de se inscrever.

Custo baixo

Muitas redes sociais são grátis, enquanto outras cobram somente uma taxa nominal. Isso permite que qualquer um as acesse, independente de sua situação financeira. Para alguns, isso significa conectar e se comunicar com amigos e membros da família distantes sem gastar com telefone. Para empresas, é útil na busca por clientes potenciais e para observar a demografia do mercado por muito pouco investimento.

Vantagens e desvantagens das redes sociais online
Ícones de redes sociais (khalus/iStock/Getty Images)

Conexões

As redes sociais frequentemente lhe permitem se conectar não só aos seus amigos, mas com amigos de amigos — pessoas que você poderia nunca conhecer. Isso não só aumenta o seu círculo de amizades, mas também pode levar a coisas como possíveis conexões empregatícias ou a descoberta de novos hobbies que você poderia nem considerar. De uma perspectiva de negócios, essa interconectividade significa que o seu produto pode se tornar mais conhecido rapidamente, e os clientes satisfeitos falando a respeito dele podem trazer centenas de novos clientes potenciais em um período de tempo muito curto.

Vantagens e desvantagens das redes sociais online
Rede social via computador (kizilkayaphotos/iStock/Getty Images)

Perseguição

A interconectividade das redes sociais é um dos seus maiores pontos a favor, mas ela também traz uma desvantagem séria. Se você não tiver cuidado, pode se tornar vulnerável para perseguidores, "cyber-bullying" e outras formas de perseguição, como pessoas não desejáveis fazendo contato com você pelo site. As redes também permitem que golpes online abundem, e se você não tiver cuidado quanto à informação que revela na rede, pode acabar sendo vítima de roubo de identidade. Em muitos casos, sites de redes sociais têm medidas de segurança para prevenir esses casos, mas eles acontecem.

Vantagens e desvantagens das redes sociais online
Perseguições (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Vício

Se você permitir, as redes sociais podem consumir a sua vida completamente. Novos amigos a serem adicionados, os antigos postando atualizações, votações, jogos e links para incontáveis sites diferentes podem transformar uma diversão agradável em um desperdício de tempo significativo. As pessoas riem sobre o vício em mídias sociais, mas sites como o ComputerWorld relatam que uma porcentagem de usuários se tornam obcecadas com sites de redes sociais. Se o assunto não for abordado, pode criar problemas no trabalho e em casa, pois os relacionamentos "reais" serão sacrificados pelos virtuais.

Vantagens e desvantagens das redes sociais online
Redes sociais podem ser viciantes (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível