Mais
×

Vantagens e desvantagens de uma reunião com colegas de trabalho

Atualizado em 17 abril, 2017

Para algumas empresas, reuniões de equipe com colegas são um segmento regular e integral de qualquer semana de trabalho. Outras organizações raramente ou nunca implementam essa prática. Com uma visão tão ampla e variada das reuniões de equipe, deve-se pesar os prós e os contras em relação ao tempo que você e seus colegas de trabalho passarão juntos.

Caso opte por uma reunião, aproveite o tempo com sabedoria (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Vantagem: novas ideias e unidade de equipe

Uma das melhores razões para realizar encontros com equipes é dar a todos a oportunidade de compartilhar perspectivas e ideias. Ao convidar os colegas para expressar suas observações em um ambiente aberto e amigável, muitos executivos ficam a par de uma faceta até então desconhecida de seus negócios. Essas reuniões também podem servir como um meio para capacitar os funcionários e elevar a moral.

Desvantagem: tempo longe de tarefas específicas

Muitas reuniões de equipe eficazes implementam uma agenda clara e definida; essa estrutura ajuda a manter o trabalho em execução. Independentemente disso, o tempo gasto em uma reunião geralmente significa tempo longe de responsabilidades cotidianas normais, o que pode atrasar os funcionários em suas rotinas habituais. Ao decidir se uma reunião de equipe é viável para o seu negócio, considere o custo de oportunidade do seu tempo.

Vantagem: comunicação aberta

Quando acontece um evento novo ou significativo, uma reunião de equipe pode ser uma ótima maneira de colocar todos os seus colegas de trabalho a par do ocorrido. Embora e-mails e memorandos também possam comunicar uma mensagem, sua forma é muitas vezes menos propícia a perguntas e explicações. Realizando uma reunião de equipe é possível ter certeza de que as informações serão realmente absorvidas (em oposição a um memorando ou e-mail ignorado).

Desvantagem: Desentendimentos

Uma das maiores desvantagens em relação à realização de uma reunião de equipe é a propensão a desentendimentos e discussões (especialmente quando dois colegas de trabalho demonstram predisposição a esse problema). Em muitos casos, os funcionários veem nas ideias dos outros uma crítica do seu próprio trabalho, transformando conversas em discussões. De acordo com o site BusinessListening.com, esses problemas podem ser superados ​​com o uso de um facilitador interno ou externo, cuja única preocupação será ajudar a manter as reuniões fluindo eficientemente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article