Mais
×

Vantagens e desvantagens do satélite de banda larga

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O satélite de banda larga ou internet via satélite é um tipo de conexão de internet, através de um satélite, em vez de cabos terrestres DSL, conexões dial-up ou outros serviços via cabo. Esse tipo de banda larga está conectado a uma rede de serviço via antena e pode fornecer acesso à internet de forma semelhante aos serviços mais comuns de DSL ou dial-up. Essa forma de conexão possui vantagens e desvantagens.

As conexões de internet banda larga via satélite possuem vantagens e desvantagens (Satellite TV image by Bryan Crowe from Fotolia.com)

Vantagem: localização e mobilidade

A maior vantagem da internet via satélite é que você pode receber sinais de internet banda larga em qualquer lugar na Terra, independentemente de quão longe você esteja de uma porta de acesso à conexão via internet. Isso pode ser conveniente para aqueles que trabalham ou vivem em lugares remotos ou na região rural, onde a única opção para a conexão via internet é o lento modem dial-up. Ela é prática e útil para manter os sinais de acesso à internet em lugares variados, especialmente quando você estiver viajando em um veículo como um navio ou trem.

Vantagem: Acesso

A internet via satélite pode beneficiar muitos negócios, por conta daquilo que a conexão sem cabos pode oferecer. Para a continuidade dos negócios, principalmente em situações nas quais os provedores de sinal terrestres podem ser desativados, danificados ou simplesmente ficarem indisponíveis, as pessoas e as empresas podem, ainda assim, manter o contato umas com as outras. A internet via satélite é uma excelente solução para empresas com escritórios localizados ao redor do mundo.

Desvantagem: conexão lenta

Tendo em vista que o sinal da internet deve viajar cerca de 35.500 km para chegar até o satélite e retornar à Terra, pode existir alguma demora ou latência entre a solicitação de dados e a resposta. O período médio de latência para a internet via satélite é entre 500 a 900 milissegundos — bem mais lento do que uma conexão via dial-up. Isso é aceitável quando a pessoa acessa a internet para atividades mais básicas, como a leitura e o envio de e-mails ou para navegar os sites da web. Mas, poderá ser bastante lento para aplicativos que precisam de acesso em tempo real, como as vídeo conferências, os jogos online, bate bapo com voz e as chamadas telefônicas via VoIP.

Gasto

A internet via satélite é muito mais cara que as conexões terrestres. Em média, tendo o ano de 2010 como referência, ela custou duas ou três vezes mais do que um serviço DSL. Os equipamentos necessários para a internet via satélite, como o modem via satélite e a antena satélite, variam, em média, de R$ 1.320,00 a R$ 4.400,00.

Instabilidade meteorológica

A internet via satélite poderá ser afetada por instabilidades meteorológicas. A chuva não bloqueará a alimentação ou os sinais, mas poderá desencadear uma interferência denominada "sombra da chuva", que pode deixar as velocidades de download e upload mais lentas e a conexão instável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article