Vantagens e desvantagens da seleção e recrutamento

Escrito por george n. root iii | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da seleção e recrutamento
O recrutamento e a seleção são funções do departamento de recursos humanos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O departamento de recursos humanos é o responsável pelo recrutamento permanente de novos funcionários e tem uma função importante no processo de seleção de candidatos. Mas existem vários desafios, bem como benefícios, que podem ser encontrados durante o processo de procura por novos candidatos corporativos. Todos os profissionais empresariais precisam entender as vantagens e desvantagens da seleção e recrutamento, a fim de contribuir para o trabalho de busca eficaz de candidatos.

Outras pessoas estão lendo

Envolvimento gerencial

Uma política de recrutamento e seleção abrangente permite que todos os gerentes de departamento se envolvam no desenvolvimento das diretrizes para a seleção de novos candidatos. Cada gerente conhece as necessidades atuais e futuras de seus respectivos departamentos e, ao se envolver no processo de recrutamento, eles podem ajudar a criar descrições relevantes dos cargos. Os gestores também podem ajudar a determinar a experiência e as necessidades educacionais de cada nova posição para se certificar de que os candidatos apropriados sejam recrutados.

Crescimento da empresa

Um recrutamento e seleção pró-ativo envolve o entendimento da complexidade das necessidades futuras de pessoal e o desenvolvimento de listas de trabalho que tragam os candidatos que a empresa precisa para o seu crescimento. Em conjunto com a procura de candidatos qualificados para preencher as vagas existentes, o grupo de recursos humanos também deve se familiarizar com os planos de crescimento da empresa, a fim de determinar que tipos de cargos serão necessários, o que inclui também a expansão internacional e a necessidade de preencher posições em novos empreendimentos onde nunca foi necessário antes. Todo este trabalho pró-ativo cria uma fundação estável para o fornecimento de talentos durante as fases de crescimento da empresa.

Tentações

Uma desvantagem constante no processo de recrutamento e seleção é tentar acompanhar as tentações que estão sendo oferecidas pelos concorrentes do setor. Elementos como maior remuneração, benefícios mais abrangentes em termos de saúde e um pacote de aposentadoria forte se tornam caros. Mas se sua empresa quiser ser capaz de atrair os melhores talentos, é necessário estar a par dos movimentos da concorrência e tentar superar as expectativas do candidato.

Localização

A localização pode ser uma desvantagem para uma empresa de várias maneiras. Se a firma escolheu o seu local atual devido à disponibilidade de uma força de trabalho de confiança sob o velho modelo de negócios, então esse motivo pode deixar de ser relevante sob um novo modelo. Uma força de trabalho de chão de fábrica não vai ajudar a empresa a preencher empregos administrativos, como engenharia da computação ou atendimento ao cliente de uma companhia de seguros. A localização pode ser um risco quando a força de trabalho disponível se esgota devido à uma mudança na economia local e os trabalhadores se deslocam para outras áreas. Esses fatores e outros mais se combinam para tornar a localização de uma empresa uma responsabilidade do recrutamento e seleção ao selecionar candidatos a um emprego.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível