×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da silvicultura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Silvicultura é a prática de cuidar e manter a totalidade ou parte de uma floresta. Essa prática é uma extensão do estudo de florestas, conhecido como silvologia. A silvicultura pode incluir atividades como a plantação e regeneração de árvores e grupos de árvores no decorrer um longo período de tempo. Ela também pode incluir atividades mais amplas, como o reflorestamento e o monitoramento. O principal ponto de silvicultura é preservar habitats florestais, mas também pode ser utilizada para fins de colheita.

A manutenção e o reflorestamento de pinheiros são atividades que se enquadram na prática da silvicultura (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Sistemas de cortes limpos

Esse tipo de sistema é o método mais fácil e eficiente de silvicultura. A razão de ser tão simples e eficiente se deve ao fato de que durante o reflorestamento, as árvores são plantadas em fileiras e uniformemente espaçadas. Isso contribui para uma facilidade no controle da floresta, além de reduzir os custos de manutenção. A desvantagem desse tipo de sistema de silvicultura é que ele não se parece com uma floresta natural. Alguns cientistas acreditam que a simetria e a configuração não natural pode realmente funcionar contra a ecologia da área, especialmente no que diz respeito à vida animal.

Loading...

Sistemas de retenção

Os sistemas de retenção são projetados para imitar a ecologia natural de uma floresta padrão. Certos aspectos como grande detritos e espaçamento desigual entre plantas são mantidos intactos para uma sensação mais natural. Deixar a floresta crescer naturalmente também não interrompe o fluxo ecológico da área que está sendo preservada. Há, no entanto, desvantagens para esse tipo de sistema de silvicultura. Já que o objetivo é fazer com que a floresta pareça o mais natural possível, isso torna a manutenção muito mais difícil. Criar um fluxo natural é algo complicado, e caso isso não seja alcançado, a falha poderia atrapalhar a ecologia do local mais do que o esperado.

Sistema de sementes de árvores

Esse tipo de sistema é muito semelhante ao sistema de silvicultura de corte limpo. A diferença é que as sementes podem ser manipuladas geneticamente em diferentes variedades. Essa é uma característica altamente benéfica, especialmente para plantas que são difíceis de se cultivar a partir de um ciclo ecológico natural. Uma certa árvore ou arbusto pode ser criada para produzir mais sementes ou ser tolerante ao ambiente em questão. A desvantagem desse tipo de sistema é que ele possui um elevado custo de implementação. Ele também é visto com ceticismo pelos cientistas, e com razão, pois ninguém pode prever as repercussões que a planta modificada terá sobre o meio ambiente.

Sistemas de abrigo em sombras

Esse é um sistema de silvicultura complexo de plantação e manutenção do solo que protege as plantas do ambiente e da erosão do solo. Quando feito corretamente, a vida vegetal é alocada de forma a protegê-la de certa intempéries, como geadas ou seca. As plantas também são organizadas de forma a evitar a erosão do solo, caso a precipitação seja um fator agravante. A desvantagem desse tipo de sistema é que ele é muito complexo e possui uma difícil manutenção. Devido à essa dificuldade, isso pode implicar em um maior custo para a implementação do sistema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...