Mais
×

Vantagens e desvantagens do sistema monárquico

Atualizado em 10 agosto, 2017

A monarquia é uma forma de governo em que o cargo de chefe de estado é hereditário, geralmente transmitido de pai para filho. Antigamente era a forma mais comum de governo no mundo, hoje em dia é rara, alguns países tem monarquias constitucionais, outros, a monarquia absoluta.

A rainha Elizabeth II é monarca de 16 países diferentes (WPA Pool/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Características das monarquias

Nem todas as monarquias são idênticas em sua forma de governo, as de hoje são normalmente monarquias constitucionais, em que o monarca continua a ser um chefe titular de estado, mas um chefe de governo, como um primeiro-ministro, de fato governa. Monarquias absolutas são muito raras. Em uma monarquia absoluta, o monarca é o verdadeiro governante e o governo existe em grande parte para implementar suas decisões. Esta forma de governo foi a mais comum em muitas partes do mundo ao longo história humana. No final do século XVIII, as democracias tornaram-se habituais, se espalhando ao longo dos séculos XIX e XX.

Nem todas as monarquias são idênticas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Vantagens da monarquia absoluta

Uma monarquia absoluta tem uma série de vantagens comparando com outras formas de governo. A concentração do poder nas mãos de um único indivíduo significa que as decisões podem ser alcançadas rapidamente, se o monarca é decisivo, ao invés de ser retardada por debates. A figura rei, califa, imperador ou similar também fornece um ponto de encontro para a população e um foco para o patriotismo, muitas pessoas se identificam mais com a figura humana do que com um conceito abstrato ou um símbolo. As regras de sucessão bem definidas também ajudam a transferência ordenada de poder, garantindo a continuidade entre os governos.

Na monarquia absoluta o poder está nas mãos de um único indivíduo (Creatas/Creatas/Getty Images)

Vantagens das monarquias constitucionais

As monarquias constitucionais combinam uma cabeça hereditária do estado com um governo não hereditário, via de regra, democraticamente eleito. Em uma monarquia constitucional, o monarca oferece um foco para o patriotismo como uma monarquia absoluta. Ao contrário de uma democracia pura, isto significa que o governo tem um aspecto politicamente neutro, não associado a um partido ou ideologia particular. Os reis ajudam com a diplomacia externa e nas relações culturais, sem necessariamente comprometer o governo a um curso de ação. Além disso, o glamour associado à monarquia pode ser benéfico para o turismo.

O glamour associado à monarquia pode ser benéfico para o turismo (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Desvantagens das monarquias

Uma monarquia absoluta pode tomar decisões equivocadas, já que quem assume o poder é a prole de um monarca anterior, isto não é garantia de que o sucessor esteja apto para o trabalho, pois a política é baseada no próprio ponto de vista do monarca, ou seja, pode mudar radicalmente de um para o outro. Em uma monarquia constitucional, estas deficiências não estão presentes. No entanto, até uma monarquia constitucional envolve um endosso público do princípio de privilégio hereditário, o que pode ter efeitos negativos na sociedade.

Uma monarquia absoluta pode tomar decisões equivocadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article