As vantagens e desvantagens de sistemas de processamento de transações

Escrito por mark fitzpatrick | Traduzido por marina bentti mourad
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens e desvantagens de sistemas de processamento de transações
Compras online requerem um sistema de processamento de transações para gerenciar a compra (Comstock/Comstock/Getty Images)

Um sistema de processamento de transações é um sistema de banco de dados de computador que equilibra e controla as compras de bens e serviços dentro de uma rede de negócios. Um exemplo comum pode ser quando um consumidor compra um produto em uma loja online. O sistema de processamento de transações coordena o armazenamento e a distribuição do item, o crédito e a transação bancária e a gestão de inventário, vendas, lucros e a folha de pagamentos. Esse sistema complexo tem muitas vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Operações de movimentação

Em alguns aspectos, o principal benefício de um sistema de processamento de transações também pode ser uma desvantagem: a manipulação de vários milhares de operações de uma só vez. Esse sistema deve coordenar simultaneamente milhares, até mesmo milhões, de compras, débitos em contas bancárias de clientes, informações de "private banking" e endereço de cada consumidor e enviar ou processar a ordem para os mesmos. Esse sistema é útil para qualquer empresa que queira tornar a venda de bens e serviços mais fácil para os consumidores. No entanto, esse sistema complexo pode ser difícil de manusear se o negócio não for suficientemente grande para utilizar um sistema de processamento de transações.

Segurança e problemas de hardware

Sistemas de processamento de transações são uma combinação de software e hardware usados para lidar com imensas quantidades de dados de consumo e de negócios. Devido a isso, vírus podem violar a segurança desse sistema, especialmente uma vez que a informação confidencial dos consumidores é armazenada na base de dados. Além disso, qualquer mau funcionamento de hardware, como uma queda de energia elétrica, pode danificar um sistema bem integrado que atende a milhões de consumidores. Se uma empresa tem os recursos, ela pode investir em segurança de computadores para garantir a proteção do consumidor e ter um hardware para backup de dados ou geradores de eletricidade.

O acesso a mercados inexplorados

Um sistema de processamento de transações faz com que seja mais fácil para os consumidores de todo o mundo a utilização dos serviços de uma empresa através de um sistema online simples. Insup Lee, do Departamento de Computação e Ciência da Informação da Universidade da Pensilvânia, declara que sistemas de processamento de transações permitem que as pessoas de todo o mundo acessem uma empresa e comprem os bens e serviços oferecidos. Em um mercado mundial globalizado, o potencial de crescimento é reforçado quando o sistema de processamento é implementado corretamente.

Muita consolidação

Ter um sistema de processamento de transações requer muito de uma empresa. Para ter esse sistema, essa empresa precisa que os técnicos possam realizar a manutenção do sistema 24 horas por dia, sete dias por semana. A empresa também precisará de perfeita integração com outros departamentos, tais como o de transporte, de processamento da folha de pagamento, de contabilidade e de inventário. A empresa também teria que criar novos departamentos, que podem incluir o de transporte internacional ou um departamento de tecnologia da informação. Todas essas variáveis poderiam criar temores de que estaria havendo muita consolidação. Algumas empresas são incapazes de ser a única provedora de todos os serviços para os consumidores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível