×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de sistemas de ventilação mecânica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os sistemas de ventilação mecânicos são utilizados em banheiros, cozinhas e, por vezes, em sótãos para empurrar o ar indesejado para o exterior do ambiente. Esses sistemas são relativamente novos para construção de casas e têm as suas vantagens e desvantagens. Uma casa moderna hermética requer algumas trocas de ar fresco para manter o ambiente saudável para os ocupantes.

As saídas de ar mecânicas de banheiros são exigidas pelos códigos de construção em muitas regiões (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O que é ventilação mecânica?

A ventilação mecânica é um método que usa um ventilador motorizado para mover o ar em uma direção desejada. Esses tipos de sistemas são comumente instalados em banheiros, sobre ou perto dos tetos, para remover o ar úmido durante o banho. Esses sistemas também são instalados acima de fogões para remover vapores d'água, cheiros de cozinha e para aspirar os subprodutos da combustão de fogões a gás. Eles também são instalados em sótãos para aumentar a quantidade de troca de ar com o exterior, reduzindo o acúmulo de umidade e diminuindo as chances de surgimento de mofo.

Loading...

Vantagens

A ventilação reduz a quantidade de umidade no interior de uma casa. Essa umidade é produzida pela respiração das pessoas, pelos banhos e transpiração; bem como pelas plantas, cozimento e armazenamento de lenhas. À medida que o teor de umidade o ar sobe, a probabilidade do surgimento de mofo e fungos aumenta também. Se o conteúdo de umidade de uma estrutura de madeira for superior a 18%, ela pode começar a deteriorar-se e gerar podridão. Sua casa precisa de um ambiente mais seco que geralmente é, então, é preciso encontrar o equilíbrio da umidade correta. Ventilar uma casa também traz mais ar fresco e limpo para o ambiente de habitação. Os produtos de limpeza comuns evaporam e podem poluir o ar no interior.

Desvantagens

Quanto mais você ventilar uma casa, mais a eficiência de aquecimento e refrigeração é reduzida. Quando você traz ar para o interior o ar exterior, aumenta a carga de trabalho do seu sistema de climatização (AVAC). No entanto, você pode instalar ventiladores de recuperação de calor (VRC) para recuperar a energia perdida na ventilação. Outra desvantagem dos ventiladores mecânicos é que eles podem despressurizar uma casa. Um lar moderno é tão hermético que quando você força o ar para o exterior, a pressão interior pode diminuir. Isso pode causar problemas para os aparelhos de ventilação naturais, como fornos e aquecedores de água que necessitam de pressão positiva para expelir seus produtos de combustão para fora da casa. A pressão negativa puxa esses gases para o ambiente e são potencialmente muito perigosos para os ocupantes.

O equilíbrio certo

Engenheiros e arquitetos ainda estão aperfeiçoando o equilíbrio ideal entre a eficiência, a ventilação e a saúde dos ocupantes. Ao projetar um sistema de climatização, é melhor consultar um técnico profissional para avaliar as condições específicas de sua casa.

Loading...
Loading ...
Loading ...